Os filmes de guerra mais populares segundo milhares de análises: veja o ranking completo!

Revista Sociedade Militar revela os 10 filmes de guerra favoritos do público em geral!



Qual site é o mais confiável quando se trata de fornecer classificações precisas de filmes? Um dos mais famosos, o Rotten Tomatoes, é conhecido por contar com contribuições e críticas de vozes respeitadas do mundo do cinema e é, indiscutivelmente, bastante exigente. Outros sites, como o IMDb, oferecem uma visão mais ampla e diversificada de filmes sob a perspectiva do “homem comum”. 


Foi pensando nisso que a Revista Sociedade Militar resolveu fazer um levantamento minuscioso entre os sites e páginas mais acessados para descobrir quais filmes de guerra são os preferidos do público em geral.



Cena de um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos. Você sabe dizer qual é? 


Juntando dezenas de milhares de análises, de vários sites diferentes, conseguimos fazer um mega compilado com os 10 filmes de guerra considerados os melhores de todos os tempos pelo público em geral. Confira!



10. Nascido Para Matar (Full Metal Jacket)


Uma experiência cinematográfica de tirar o fôlego, “Nascido Para Matar”, de 1987, é uma verdadeira obra-prima do cinema. A trama é dividida em duas partes arrebatadoras, cada uma repleta de emoção e adrenalina.




Na primeira metade, somos apresentados a um treinador implacável e verborrágico, cuja atuação magistral é interpretada pelo talentoso R. Lee Ermey, um instrutor de treinamento da vida real.



A intensa rivalidade entre o sargento instrutor e um dos soldados leva a consequências violentas e sinistras.

Na segunda parte, o cenário muda para o Vietnã, onde os homens enfrentam o combate de verdade. O visionário diretor Stanley Kubrick nos presenteia com visuais deslumbrantes, tornando cada cena uma verdadeira obra de arte no cinema.


Sem dúvida, a atuação impecável e os visuais impressionantes se combinam brilhantemente para criar uma obra especialmente sangrenta, mas, acima de tudo, inesquecível, sobre a natureza humana em tempos de guerra.



9. Até o Último Homem (Hacksaw Ridge)


“Até o Último Homem”, de 2016, traz à vida as experiências incríveis do médico de combate Desmond Doss durante a Segunda Guerra Mundial. Inspirado em fatos reais, esse drama épico é baseado no poderoso documentário “The Conscientious Objector”, o que torna toda a história ainda mais fascinante.



Quando a lendária figura do cinema internacional, Mel Gibson, assumiu a direção do projeto, a expectativa só cresceu. E, ao lado de Gibson, o talentoso Andrew Garfield incorporou o papel do soldado Doss de forma magistral. Sua entrega foi tão profunda que, ao ler o roteiro pela primeira vez, Garfield confessou ter chorado copiosamente.



“Até o Último Homem” cativou o público e a crítica, conquistando aclamação universal. 

Certamente, uma narrativa inspiradora, repleta de coragem, fé e superação, É, sem dúvida, um longa imperdível para os fãs do gênero. O drama indicado ao Oscar conquistou aclamação universal após seu lançamento, ganhando elogios tanto pela direção de Gibson quanto pela performance comovente de Garfield.


8. Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds)


Há quase 15 anos atrás, Quentin Tarantino presenteou o mundo com “Bastardos Inglórios”, de 2009. O premiadíssimo diretor dedicou mais de uma década para criar esse roteiro, que considera sua obra-prima e o melhor trabalho de sua carreira. Uma incrível história alternativa da Segunda Guerra Mundial que prende a atenção do público do começo ao fim.




A combinação do roteiro brilhante de Tarantino com atuações memoráveis e cenas de tirar o fôlego é simplesmente irresistível.


No centro dessa trama épica, temos a icônica atuação de Christoph Waltz como o cruel e implacável Coronel Hans Landa. Sua performance impecável lhe rendeu um Oscar, e é fácil entender o porquê. Hans Landa é uma daquelas personagens que despertam uma mistura de amor e ódio no público. Christoph Waltz incorporou esse papel com maestria.


A química entre os muitos talentos no longa, que inclui nomes como Brad Pitt, é muito palpável, tornando cada cena uma verdadeira explosão de emoção.


7. O Franco Atirador (The Deer Hunter)


Um emocionante clássico da história do cinema, “O Franco Atirador”, de 1978, traz ao público uma verdadeira montanha-russa de sensações. É claro, com atuações absolutamente perfeitas de Robert De Niro, Christopher Walken e John Savage, não podia ser diferente.




O filme retrata de forma magistral a loucura e a insanidade que permeiam o ambiente militar.


A trama acompanha três homens corajosos, prestes a enfrentar o inferno da Guerra do Vietnã. O que se desenrola é uma tragédia avassaladora, que os levará a uma jornada de sobrevivência em meio a terríveis adversidades.


Em “O Franco Atirador”, a violência e o horror dos campos de batalha são mostrados de maneira horripilante e realista, envolvendo o público em cada cena de forma intensa.


6. Coração Valente (Braveheart)


Uma experiência cinematográfica intensa e emocionante, Coração Valente, de 1995, foi dirigido e estrelado por Mel Gibson. Nessa dramatização empolgante e repleta de batalhas realistas, somos levados a acompanhar a vida do lendário escocês William Wallace, um verdadeiro herói de guerra, que liderou um exército contra o tirano Rei Eduardo I da Inglaterra.




Além de dirigir, Mel Gibson assume o papel principal.


O filme conquistou os corações da Academia e foi agraciado com nada menos do que cinco Oscars.


Além da jornada de William Wallace, repleta de coragem, paixão e luta pela liberdade, elementos que cativam o público por si só, as cenas de batalha são espetaculares. A grandiosidade da produção e a atuação marcante de Mel Gibson garantem que esse filme continue atraindo e emocionando espectadores ao redor do mundo.


5. Apocalypse Now


“Apocalypse Now”, de 1979, é a obra-prima do diretor Francis Ford Coppola. O filme se desenrola na atmosfera sombria da Guerra do Vietnã, levando-nos por uma jornada épica e repleta de surpresas.




Há inúmeros momentos memoráveis em Apocalypse Now, além de diálogos inesquecíveis e cenas de batalha espetaculares.


Com uma atmosfera envolvente e alucinante, “Apocalypse Now” cativa os espectadores desde o primeiro minuto até o último. A direção brilhante de Coppola nos transporta para dentro do cenário de guerra, onde os personagens se confrontam com dilemas morais e situações extremas.


4. Casablanca


Completando 80 anos no ano passado, Casablanca, de 1942, só melhora com o passar do tempo. O filme é estrelado pelo grande astro de Hollywood, Humphrey Bogart, como Rick Blaine, um americano expatriado vivendo em Casablanca, no Marrocos.




Considerada uma das maiores história de amor do cinema, Casablanca continua emocionando mesmo após 80 anos do seu lançamento. 


Na trama, Rick precisa decidir se ajuda ou não sua amiga e antigo amor, Ilsa Lund, que, junto com seu marido Victor, estão tentando fugir do regime nazista. Uma história de redenção e, acima de tudo, do reacender de um amor perdido. Uma obra-prima em preto e branco, Casablanca é um inquestionável ícone do legado do cinema de Hollywood.


3. O Pianista (The Pianist)


O premiado título “O Pianista”, de 2002, dirigido pelo emblemático Roman Polanski, ainda é um dos filmes mais aclamados do gênero. Baseado nas memórias de Wladyslaw Szpilman, o filme retrata a vida desse judeu polonês durante a Segunda Guerra Mundial. O celebrado pianista se vê, de uma hora pra outra, em grave perigo, junto com sua família, sob a ocupação nazista na Polônia.




Baseado nas memórias de Wladyslaw Szpilman, um judeu polonês, “O Pianista” emociona do começo ao fim.


Confinado no famoso Gueto de Varsóvia, Szpilman luta pela sobrevivência em uma emocionante e devastadora representação dos horrores do Holocausto. Uma imagem impactante que explora os perigos do regime nazista, “O Pianista” é um estudo assombroso da determinação implacável de um homem para continuar vivo.


2. O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan)


Situado durante a Segunda Guerra Mundial, esse épico cheio de ação acompanha o Capitão John Miller, interpretado por Tom Hanks, e seu esquadrão, em uma missão para localizar e trazer de volta o Soldado Ryan. Spielberg estabelece um padrão com “O Resgate de Soldado Ryan”, de 1998, que se tornou o expoente máximo do filme de guerra americano e patriótico.




Cena de um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos, O Resgate do Soldado Ryan. 


“Acho que a Segunda Guerra Mundial é o evento mais significativo dos últimos 100 anos”, disse Spielberg sobre sua paixão pelo tema. O vencedor do Oscar como melhor diretor em “O Resgate do Soldado Ryan” é frequentemente citado como um dos mais influentes diretores no gênero de filme de guerra e ação, e é creditado por renovar o interesse da mídia na Segunda Guerra Mundial.


Esta obra é, sem dúvida, um exemplo impressionante de realização cinematográfica, imersiva e implacável, que incorpora o sangue, a coragem e a crueldade da guerra.


1. A Lista de Schindler (Schindler’s List)


Baseado no livro de Thomas Keneally, a adaptação cinematográfica de 1993, “A Lista de Schindler”, lidera esta prestigiada lista como o filme de guerra com a maior pontuação de todos os tempos entre o grande público. Outra clássica obra de guerra de Spielberg dos anos 90, esse filme, com toda sua atmosfera monocromática, conta a verdadeira e inspiradora história de Oskar Schindler, interpretado por Liam Neeson.




“A Lista de Schindler” conta a inspiradora história de Oskar Schindler, interpretado por Liam Neeson.


Schindler, um empresário alemão e membro do partido nazista, usou sua posição como grande exportador de munições para o Exército Alemão para proteger e abrigar seus trabalhadores judeus das câmaras de gás nazistas. Ralph Fiennes interpreta um dos personagens mais maléficos do cinema, Amon Goeth, um proeminente oficial nazista e notório membro da SS, que é o principal antagonista do filme.





Revista Sociedade Militar


Comentários