CHARGE: Encontro Virtual (Adolescente e Crimes na Internet). dicas aos pais de adolescentes sobre a utilização da internet.




Gostaria de compartilhar algumas dicas aos pais de adolescentes sobre a utilização da internet. Penso que Deus concede filhos a algumas pessoas para que estas sejam pais e não para que sejam simplesmente amigas dos filhos.


1) SENHAS


É muito importante que você saiba todas as senhas de acesso de seu filho(a) adolescente. Os sites na “moda” hoje em dia são: Instagram, Facebook, Twitter, entre outros. Se não há nada para esconder, não há problema em liberar a senha.



2) LOCAL DO COMPUTADOR


Não deixe um computador no quarto de seu filho(a). Mantenha a máquina em local público, na sala, por exemplo, mesmo que isso modifique a decoração de sua casa. É melhor prejudicar a decoração que ter uma vida prejudicada.



3) HORÁRIOS DE USO


O ideal é que se tenha horários para a utilização da internet. Nem todas as tarefas da escola são feitas pelo computador. Estabeleça horários de uso: uma hora pela manhã ou duas horas à tarde. Também é válido ter um limite para o dia, por exemplo, meia-noite. O Windows é configurável para desligar sozinho ou ter senha de acesso.



4) MONITORAMENTO


Mesmo tendo todas as senhas e restrições de horários para a utilização do computador, se os pais não checarem, de vez em quando, o que os filhos andam conversando na internet, de nada valerão as senhas. É importante que periodicamente os pais acessem as páginas dos filhos e dêem uma olhada. É claro que esta atitude não visa a divulgação aos “quatro ventos” do que seus filhos andam fazendo, mas é justamente para você e eles conversarem.


5) CONTEÚDO IMPRÓPRIO


Para quem deseja proteger o filho ou filha contra a exposição a conteúdo impróprio da internet, vale a pena instalar os chamados filtros de conteúdo. 




FONTE: Carlos Daniel- Pastor de adolescentes da Igreja Batista Itacuruçá, no Rio.

Comentários