Mais de 111 mil profissionais de segurança pública se matricularam nas formações oferecidas pelo MJSP no 1º trimestre

Aperfeiçoamento dos servidores transforma-se em atendimento mais técnico, ágil e humanizado à população



As formações oferecidas em formato EaD (Ensino à Distância) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) já receberam mais de 111 mil matrículas dos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) do país neste primeiro trimestre de 2023. O Susp dá arquitetura uniforme ao setor em âmbito nacional e prevê compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal, visando atuação de forma cooperativa, padronizada e harmônica. Portanto, as capacitações são voltadas a agentes de órgãos das três esferas.


A qualificação dos servidores se dá através dos 96 cursos ofertados pela Rede Nacional de Educação a Distância em Segurança Pública, da Diretoria de Ensino e Pesquisa, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dep/Senasp).


“A grande adesão aos cursos oferecidos pelo MJSP demonstra a importância do fortalecimento das ações de Ensino e Pesquisa em agendas prioritárias para a segurança pública do país e em temáticas que reforcem a centralidade desses profissionais para a garantia e proteção de direitos, fundamental para a nossa democracia.”, afirma a diretora Michele dos Ramos.


Alinhadas à Política Nacional de Segurança Pública e aos eixos prioritários do Pronasci 2, essas capacitações - que contribuem para o aperfeiçoamento contínuo dos agentes para atendimentos mais ágeis, técnicos e humanizados à população, bem como atualização constante de legislação e tecnologias voltadas à segurança e investigações criminais - serão ampliadas no segundo semestre.


O Pronasci, inclusive, impulsionou a matrícula de agentes, já que prevê bolsa-formação no valor de R$ 900 mensais durante todo o período de realização da qualificação.


Dentre os cursos mais procurados, destacam-se: Crimes Cibernéticos - Noções Básicas; Análise Criminal 1; Condutores de veículos de emergência; Armas de fogo - registro e rastreamento; e Atualização de condutores de veículos de emergência.


Após o ato da matrícula, os alunos têm 60 dias para conclusão do curso na plataforma, e, após a aprovação, recebem certificados.


Os interessados em se matricular em um dos cursos da Rede EaD Senasp devem ter o cadastro atualizado no Sistema de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) e acessar o Sistema de Gestão Acadêmica da Rede EaD Senasp.



Por Portal de Notícias MJSP

Comentários