PERNAMBUCO: PF apreende mais de 2 mil medicamentos que seriam descartados indevidamente

A Polícia Federal (PF) realizou, em 23/03, a apreensão de mais de 2 mil medicamentos armazenados na farmácia central e na Secretaria de Saúde do município de Salgueiro, no Sertão. A denúncia se originou de um vereador da cidade, em relatos, a PF ficou ciente de que as caixas de medicamentos estavam armazenadas em tonéis de plásticos, onde o material seria descartado por estarem supostamente fora da validade.



Os agentes da PF encontraram medicamentos vencidos, mas havia diversas caixas de remédios com validade que restavam ainda um para vencer e também para o próximo ano, 2024. O caso foi caracterizado como má gestão dos recursos públicos, pois seriam medicamentos que poderiam estar sendo distribuídos para a população. 


Os medicamentos foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia da PF de Salgueiro. Um inquérito policial foi instaurado para verificar se há crime e do mau uso do dinheiro público, inserção de dados falsos em sistema de informações, também chamado de peculato eletrônico, com o objetivo de obter vantagem indevida, e o crime de fraude em licitação, pelo fornecimento inservível para consumo ou com prazo de validade vencido. São estimadas as penas com variação de dois a 20 anos de reclusão.



 

Por Diário de Pernambuco




Comentários