Senasp realiza treinamento sobre a ferramenta Sinesp PPE para policiais militares de Roraima. Saiba como aderir ao SINESP PPE!

Cerca de 30 policiais militares recebem capacitação para registrar as ocorrências de forma integrada com a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. Ferramenta conta com mais de 20 mil usuários em atividade em todo o paísnta conta com mais de 20 mil usuários em atividade em todo o país.



Trinta policiais militares de Roraima estão sendo capacitados, nesta semana, em um treinamento promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), em Boa Vista, capital do estado. O Curso de Multiplicadores do Sinesp PPE-BO Integrado tem o objetivo de permitir que os policiais militares registrem as ocorrências de forma integrada com a Polícia Civil, a qual já utiliza o PPE há mais de sete anos.


O treinamento é conduzido no local pelos servidores mobilizados da Diretoria de Gestão e Integração de Informações da Senasp, Jackson Santos e Rafael Souza. A Polícia Militar de Roraima fará a implantação do Sinesp PPE nos próximos dias. O treinamento é presencial e começou nessa segunda-feira (13). Ele será concluído na sexta-feira (17).


O Sinesp PPE - Procedimentos Policiais Eletrônicos é uma ferramenta tecnológica que permite aos profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizarem o registro de ocorrências policiais de forma integrada, possibilitando aos operadores da segurança pública o acesso a diversas bases de dados. O sistema disponibiliza ainda para a Polícia Civil o despacho homologatório dos Boletins de Ocorrência (Bos) e a lavratura dos demais procedimentos, além da gestão cartorária e compartilhamento e uso de dados e informações registrados pelos entes federados participantes no âmbito das três forças (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros).


Boletins de Ocorrência 


Até o momento, 2.127 unidades policiais situadas em onze estados já utilizam o Sinesp PPE, contabilizando até a primeira semana de fevereiro mais de cinco milhões de Boletins de Ocorrência recebidos desde o início da utilização do sistema, em 2014. A ferramenta conta ainda com mais de 20 mil usuários em atividade.


“Atualmente, o sistema está implantado na Polícia Civil de 11 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Também está em funcionamento na Polícia Militar do Acre e no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Está em tratativa de implantação no Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e em fase de implantação na Polícia Militar de Roraima. É uma ferramenta que foi desenvolvida com o objetivo de estabelecer um padrão nacional para os registros de ocorrências e procedimentos policiais, sendo fornecido gratuitamente às Unidades da Federação”, destacou Luciana Caetano Silva Fernandes, diretora-substituta de Gestão e Integração de Informações. 


Adesão ao Sinesp PPE


A adesão ao Sinesp PPE é realizada por meio de Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. As forças de segurança pública interessadas podem entrar em contato com a equipe da DGI/Senasp pelo número (61) 2025-3333 ou pelo e-mail dgi@mj.gov.br.



REDE SINESP

Comentários