Bandido debocha da prisão: “logo vou tá solto porque tenho dinheiro e quem tem dinheiro tem tudo”

Conhecido no mundo do crime, acusado de roubo em Teresina diz que “logo estará solto”.



Um homem identificado como Francisco Wilson Emiliano Sousa, o Chagas Fubuia, de 23 anos, foi preso, no bairro Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina, e encaminhado para a Central de Flagrantes, na tarde de 14/03, pelos agentes da Polícia Civil do 22° Distrito Policial (DP), em cumprimento de mandado de prisão expedido por roubo.


Ao chegar na Central de Flagrantes, Chagas Fubuia disse que “logo estará solto porque tem dinheiro e quem tem dinheiro e tem tudo”.


O chefe de Investigação do 22° Distrito Policial (DP), Erlon Viana, disse que Chagas Fubuia vai fazer companhia a cinco irmãos e três primos que já estão presos porque praticaram atividades criminosas.


Impunidade no Brasil


O comportamento desse criminoso é um exemplo de como a impunidade no Brasil é uma epidemia social que afeta toda população vítima das ações criminosas.


Existem várias causas para a impunidade no Brasil, que contribuem para que muitos crimes fiquem sem solução e muitos criminosos fiquem soltos. Algumas das principais causas são:


  • Corrupção: A corrupção é um problema generalizado no Brasil e afeta o sistema judicial, incluindo a polícia, o Ministério Público e o Judiciário. A corrupção pode influenciar a decisão de investigar ou processar um criminoso, além de permitir que criminosos sejam liberados em troca de subornos ou outros favores.
  • Sistema Judicial sobrecarregado: O sistema judicial brasileiro está sobrecarregado, com um grande número de casos pendentes e uma infraestrutura limitada. Isso pode levar a atrasos nos processos e a casos prescrevendo, o que significa que os criminosos não são punidos pelos seus crimes.
  • Falta de investimento: O governo brasileiro não investe o suficiente no sistema judicial, incluindo a polícia, promotores e juízes. A falta de investimento pode afetar a capacidade das autoridades em investigar e processar criminosos, bem como em manter criminosos na prisão.
  • Leis antiquadas: Algumas leis brasileiras são antigas e desatualizadas, o que pode tornar difícil a condenação de criminosos e a aplicação de penas justas.
  • Impunidade de crimes menores: A impunidade de crimes menores pode levar à sensação de que o crime não é punido no Brasil, o que pode incentivar criminosos a cometerem crimes mais graves.
  • Violência generalizada: A violência generalizada no Brasil pode fazer com que a polícia e as autoridades judiciais sejam vistas como incapazes de proteger a população, o que pode levar à sensação de impunidade.
  • Impunidade de crimes de colarinho branco: Os criminosos de colarinho branco muitas vezes não são punidos pelos seus crimes, o que pode levar à sensação de que o sistema judicial é corrupto e que apenas os pobres e marginalizados são punidos.



Essas são apenas algumas das principais causas da impunidade no Brasil, e para resolvê-las, é preciso um esforço conjunto de várias esferas da sociedade, incluindo o governo, a polícia, o Judiciário e a população em geral.


 



Por Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social







Comentários