XENOFOBIA E RACISMO: Polícia britânica relata aumento de 500% em crimes de ódio após Brexit

Episódios de xenofobia e racismo tomaram as manchetes depois de votação



LONDRES - O número de crimes motivados por ódio relatados ao serviço online da polícia britânica, incluindo algumas agressões físicas, aumentou em mais de 500% na semana posterior à votação que decidiu pela saída da União Europeia (UE), afirmou uma comandante policial nesta quinta-feira.

O número de crimes de ódio denunciados para a polícia via internet – uma das diversas maneiras pelas quais incidentes podem ser relatados – foi de 331 desde a votação, comparado com uma média semanal de 63, afirmou Sara Thornton, presidente do Conselho Nacional de Comandantes Policiais.

O aumento vai ao encontro de histórias que estão sendo contadas sobre abusos contra muçulmanos e cidadãos do leste europeu após o referendo, no qual a preocupação com a imigração levou muita gente a votar para sair da UE, bloco de 28 países.

"Eu estou chocada e indignada com alguns dos casos de abuso racial ou contra imigrantes que foram relatados nesta semana”, afirmou ela em comunicado.

"Migrantes estão denunciando abuso verbal, comentários negativos nas redes sociais, incluindo linguajar xenofóbico, panfletos antiimigrantes e, em números muitos limitados, agressões físicas.”

Críticos acusam pessoas da campanha para deixar a UE de incitar a xenofobia e o racismo, como parte da mensagem de que a saída do bloco permitiria que o Reino Unido parasse com a imigração descontrolada, que para muitos britânicos é responsável por colocar pressão sobre a disponibilidade de empregos e os serviços públicos.

EPISÓDIOS CHOCARAM PAÍS

Depois da votação que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o centro comunitário Associação Social e Cultural Polonesa (POSK), em Londres, foi pichado no domingo com a expressão “fuck you”, num caso que está sendo investigado pela polícia britânica como um ataque “racialmente motivado”.

— Fiquei muito chateada, mas isso é bom, as pessoas estão vindo e se desculpando pela estupidez de uma pessoa — disse a recepcionista.

A polícia britânica confirmou um incidente xenófobo em um bonde em Manchester na manhã desta terça-feira, registrado em vídeo e divulgado nas redes sociais. Nas imagens, dois jovens pedem aos gritos que um imigrante saia do bonde. O bate-boca causou apreensão entre os passageiros.

— Seja deportado. Saia do bonde agora. Cara, eu vou destruí-lo — ameaçou um dos jovens na parte de trás do veículo, usando um boné e com uma garrafa de cerveja na mão. — Volte para a África.

O imigrante, então, desafia o jovem, e o chama de ignorante.

— Quantos anos você tem? 18? 19? Estou aqui há mais tempo que você — disse. — Você é extremamente ignorante. Você não é muito inteligente. Sabia d

G1
Infoglobo Comunicação e Participações S.A.