OPERAÇÕES AÉREAS: Alunos de curso do Ciopaer visitam unidades de Goiás e do Distrito Federal


Alunos do 5º Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M), promovido pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), visitaram nesta semana as unidades de aviação da Segurança Pública do Distrito Federal e de Goiás.

O objetivo, segundo o tenente-coronel PM Henrique Correia da Silva Santos, comandante do Ciopaer, é apresentar aos participantes a realidade de trabalho de outras unidades e permitir a troca de conhecimento entre as forças.

“A atividade serve para ampliar o conhecimento sobre o trabalho de outros grupamentos. Conhecer outras metodologias é muito importante”, disse o comandante, acrescentando que as sedes do Distrito Federal e de Goiás tem 20 anos de atuação.

Última atividade do curso, a visita dos 20 alunos aos hangares de outros Estados é realizada desde segunda-feira (27.06) e irá até quinta-feira (30.06). No dia 5 de julho, está marcada a solenidade de formatura dos alunos.

Atuação

O Ciopaer foi implantado no Estado em novembro de 2006. Entre as atividades executadas pelo Ciopaer está o policiamento ostensivo, com sobrevoos diários nos três turnos.

Além de salvamento e resgate, patrulhamento preventivo em grandes eventos e o transporte de tropas são outras atividades realizadas pelo grupamento no estado.

O efetivo é composto por 70 profissionais, entre policiais militares, civis e bombeiros. Em breve, novos profissionais deverão reforçar esse quadro, com a conclusão do 5º Curso de Tripulante Operacional Multimissão.

O efetivo se divide nas funções administrativas e aéreas (pilotos, copilotos e tripulantes). Atualmente a unidade opera com três helicópteros e quatro aviões.

Assessoria/Sesp-MT