OLIMPÍADAS NO RIO: Governo aprova planejamento de segurança pública para os Jogos Rio 2016


Resultado de imagem para Governo aprova planejamento de segurança pública para os Jogos Rio 2016

Os membros da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 (Coesrio2016), fórum que reúne mais de 20 instituições federais, estaduais e municipais aprovaram o plano integrado de segurança para os Jogos Rio 2016.

No total 11 protocolos, entre eles, os de vistorias e contramedidas de bombas e explosivos; segurança das cerimônias; comunicação social; coordenação, comunicação e comando; credenciamento, defesa civil; segurança de dignitários, atletas e medalhas; operações especiais; segurança dos portos; proteção às marcas e enfrentamento ao terrorismo, além de quatro Protocolos Integrados de Segurança e Ordenamento Urbano (Pisou) das regiões olímpicas – Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã.

“Tudo que permeia a operação de segurança dos Jogos está pronto, documentado, validado pelo comando das instituições e construído de maneira conjunta e integrada. O Brasil, mais uma vez, dá uma demonstração de maturidade no planejamento de segurança de grandes eventos e cumpre mais uma etapa importante do processo”, disse Andrei Rodrigues, secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça e Cidadania (Sesge-MJC).

O trabalho vem sendo realizado há mais de um ano e testado através da realização de exercícios simulados e eventos-teste. Para atender ao planejamento, o Ministério da Justiça e Cidadania, através da Sesge, está investindo em capacitação dos profissionais, no intercambio de conhecimento e na modernização do Sistema Integrado de Comando e Controle, com a aquisição de novas tecnologias, equipamentos de videomonitoramento,  scanners e aparelhos de raio-x, veículos para as forças de segurança, entre outros.

Andrei Rodrigues ressaltou ainda a efetividade dos trabalhos apresentados: “Não se trata de um documento de gaveta, são protocolos de ações efetivas de segurança. O Brasil está recebendo os maiores Jogos Olímpicos da história e, conseqüentemente, terá a maior operação de segurança”.



Ministério da Justiça e Cidadania