Novos profissionais reforçam o efetivo da Segurança Pública em MT





A Segurança Pública de Mato Grosso recebe neste ano mais um reforço em seu efetivo, com a inclusão de 2.125 novos profissionais nas instituições da área. Desse total, 298 soldados do Corpo de Bombeiros e 36 escrivães da Polícia Judiciária Civil já irão reforçar o quadro de profissionais neste mês. 

A primeira formatura será na sexta-feira (20.05), dos novos soldados do Corpo de Bombeiros na Arena Pantanal, em Cuiabá. 

No dia 25 de maio, será a vez de 36 novos escrivães de Polícia Civil encerrarem a última etapa do concurso e seguirem para as delegacias no interior. A formatura será na Acadepol, na capital. Mas o reforço não para por aí. Outros 455 investigadores de Polícia Civil, que ainda estão em formação, irão compor esse quadro a partir de 24 de junho. 

E, para aumentar o policiamento ostensivo e ampliar a capacidade operacional da Polícia Militar, mais 1.336 novos soldados estarão nas ruas de todo Estado a partir da segunda quinzena do mês de setembro. 

Parte dos alunos a soldado, 726 deles, estão em curso de formação na Escola Superior de Formação de Soldados e Praças da Polícia Militar (Esfap). O restante, 610, estão em curso em 13 comandos regionais da Polícia Militar no interior do estado. Após a conclusão dessa última etapa, os novos soldados sairão formados como Tecnólogos em Segurança Pública. 

O secretário de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, destacou o esforço que o Governo do Estado vem fazendo na recuperação do quadro funcional da área.“Segurança Pública é prioridade. Mesmo que tenha sido um investimento histórico em Mato Grosso, ainda precisamos avançar, para termos uma segurança cada vez mais eficiente”, disse. 

Incremento 

O ingresso desses 2.125 novos profissionais é a continuidade de um processo que teve início no ano de 2015, no quadro funcional da Segurança Pública em Mato Grosso. 

No ano passado, o efetivo da Polícia Militar recebeu 611 novos soldados. Tal fato possibilitou o aumento de policiais nas ruas e maior atuação repressiva nas diversas operações que estão sendo desenvolvidas em todo Estado. 

Com o aumento que irá acontecer em setembro deste ano, serão 1.947 policiais militares a mais em menos de dois anos de gestão do governo Pedro Taques. 

Assim como na PM, o Corpo de Bombeiros também teve um acréscimo no número de militares. Em 2015, 147 novos soldados entraram para a corporação, o maior aumento de efetivo dos últimos 10 anos na instituição. 

O ingresso de mais 298 soldados, eleva para 445 o reforço operacional nos quartéis dos bombeiros em Mato Grosso.

O empenho da atual gestão em apliar o quadro da Segurança Pública também é visível na Polícia Judiciária Civil. No ano anterior, ingressaram na carreira 483 investigadores e 152 escrivães de polícia que já estão atuando nas delegacias do Estado.

Somados à turma de 36 escrivães e 455 investigadores que formarão nos próximos dias, a Polícia Civil ganha, em menos de dois anos, 1.126 novos policiais. 

Já para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foram convocados 10 novos peritos e quatro médicos legistas do último concurso público realizado. 

O incremento de 3.500 profissionais faz parte do programa de recomposição do efetivo da Segurança Pública. No início de janeiro de 2015, a Segurança Pública contava com apenas 40% do quadro funcional ideal da Polícia Militar, a Polícia Judiciária Civil com 42%, o Corpo de Bombeiros com 24% e a Politec com 50%. 

Lidiana Cuiabano | Sesp-MT