CAO - PMMT: Polícia Militar oferece curso de especialização para oficiais de MT e de outros três Estados

 Os alunos são capitães que se preparam para promoção e postos de gestão e comando




Começou na manhã desta quarta-feira (18.05), com aula inaugural no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) para capitães da Polícia Militar.

Além dos 38 oficiais da PM-MT, esta edição contempla oito capitães do Corpo de Bombeiros mato-grossense e três oficiais dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Acre (um de cada).

Executado por meio de parceria entre a Escola do Legislativo, Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e Polícia Militar, o CAO tem caráter de especialização, no caso específico, em Segurança Pública.

As aulas são presenciais totalizando 360 horas/aulas. Ao final do curso todos os alunos terão de produzir artigos científicos. Esses artigos serão publicados na revista Homens do Mato, o periódico oficial de pesquisa em Segurança Pública.

O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM-MT, tenente-coronel Edson Benedito Rondon Filho, explica que o curso atualiza os conhecimentos dos oficias em atividades operacionais e os capacita para postos de comando e gestão em segurança pública. Também é um pré-requisito para ascender na carreira.

O comandante-geral da PM, coronel Gley Alves de Almeida Castro, destaca que ganham a PM e a sociedade quando a polícia aprimora suas técnicas operacionais e administrativas, como acontece a partir de cursos como esse.

Alves lembrou que o CAO é um curso de pós-graduação ‘lato sensu’ que extrapola a exigência de habilitação para ascender na carreira. Visa, especialmente, a melhoria profissional daqueles que já estão no exercício das atividades de segurança pública e a preparação para cargos de comando e assessoramento superior.

Para o secretário de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, a presença de policiais de outros estados contribui para a integração entre as instituições. Do ponto de vista operacional, detalha, permite aos oficiais a aplicação das expertises nos serviços de segurança levados à sociedade. “É uma honra saber que a Polícia Militar investe em docência e têm em seus quadros especialistas, mestres e doutores em Segurança Pública”, completa.

Alecy Alves | Polícia Militar