Procedimentos padronizados ajudarão trabalho da polícia em jogos de futebol

 
 
Iniciou-se no dia 20.07, em Brasília, uma série de reuniões com membros da Câmara Temática de Intolerância Desportiva para discutir e definir estratégias para o trabalho das polícias em jogos de futebol. A atuação do grupo prevê a revisão dos procedimentos operacionais para a segurança pública nas partidas de futebol. Os encontros seguiram até 24.07.
 
A primeira reunião foi aberta pela secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, e pelo secretário Nacional de Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério dos Esportes, Rogério Haman. Durante a semana, os integrantes apresentarão ações bem sucedidas nos estados e Distrito Federal e vão compartilhar os problemas enfrentados para aplicar o trabalho preventivo durante os jogos de futebol.
 
As discussões envolvem os principais gestores que atuam diretamente na coordenação da segurança pública nos principais palcos do futebol no Brasil. São representantes do, Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
 
Para a secretária Regina Miki, o encontro é imprescindível para atualizar os procedimentos operacionais padrão e contribui com o modelo de segurança pública nos jogos de futebol. “Estamos no momento de regulamentação do Estatuto do Torcedor e estamos criando procedimentos operacionais padrão com as forças de segurança, para que torcedores e jogadores tenham segurança ao irem ao jogo de futebol”, explicou Regina.
 
O secretário Rogério Haman disse que é necessário elaborar um plano de ação uniforme com possibilidades de expansão nos demais estádios do país, utilizando as boas práticas que são observadas em grandes cidades.

Ministério da Justiça