HU-5 participa da Operação Ágata 9

 
Um helicóptero modelo Esquilo, pertencente ao 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), subordinado ao Comando do 5º Distrito Naval, localizado em Rio Grande-RS também participa da 9ª edição da Operação Ágata, em Foz do Iguaçu-PR que iniciou no dia 22.07.

A aeronave tem um emprego singular na operação, uma vez que tem a capacidade cobrir grandes áreas e identificar embarcações irregulares com mais rapidez. A atuação da aeronave ocorre em coordenação com as equipes que estão na água, na área das Águas de Jurisdicionais Brasileiras (AJB). O helicóptero visualiza uma embarcação suspeita de contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas, munição e crimes ambientais, e informa às embarcações da CFRP a posição via comunicação rádio. Esse modelo de helicóptero tem configuração para a utilização de armamento como a metralhadora MAG 7,62mm ou lançadores de foguetes.
 
 
O Ministério da Defesa está na coordenação da Operação com o apoio dos órgãos e agências de segurança pública federais, estaduais e municipais. A Operação Ágata 9 também tem como intuito reprimir crimes ambientais e intensificar a presença do Estado nas regiões de fronteira.
 
Fonte: 6ºDN