EXPOAGRO - Bope abre exposição de equipamentos policiais no estande da segurança pública



 
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar abriu a exposição de equipamentos pertencentes às instituições da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Aberta nesta quinta-feira (02.07), a exposição integra o pavilhão do Governo do Estado, junto à Expoagro, em Cuiabá.
 
Diversos equipamentos estiveram à disposição dos visitantes, dentre eles embarcações, armamentos de uso exclusivo, materiais de agentes químicos, cães e ainda, macacão e robô utilizados pelos operadores em ocorrências policiais envolvendo artefatos explosivos.
 
De acordo com o subtenente do Bope, Adalberto Correa Junior, “os equipamentos fizeram bastante sucesso junto aos visitantes. Os cães e os armamentos foram as grandes atrações”.
 
A Ana Julia de Campos, de nove anos, ficou bastante encantada com os animais pertencentes ao Canil do Bope. Outro que também ficou entusiasmado foi mecânico João Neves Pereira, de 33 anos. “Olha, se tivesse em tempo ainda seria uma grande honra fazer um trabalho utilizando equipamentos como esses”, brincou, enquanto observava os equipamentos usados pelos operadores. O estande também contou com a visita do governador do Estado, Pedro Taques.
 
Além do Bope, outras unidades especializadas como a Ronda da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Regimento de Cavalaria (RPMon) e Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e também a Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV) e o Museu Militar estarão com seus projetos, materiais e demais equipamentos expostos até o próximo domingo (05.07) na feira agropecuária.
 
Conforme o comandante-geral da PM coronel Zaqueu Barbosa, a proposta “é aproveitar o grande público que visita a feira para demonstrar um pouco do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar”.
 
POLICIAMENTO
 
Diariamente estão sendo empregados 122 policiais do 1º BPM, do Batalhão e Operações Policiais Especiais (Bope), da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), do Regimento de Cavalaria (RPMon) e do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran).
 
Outro trabalho preventivo que a PM está realizando durante a feira é o de identificação de menores. Desenvolvido pelo Programa de Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a proposta, conforme o coordenador, coronel Jacques Lopes da Cunha, “é garantir aos pais que seus filhos estarão em segurança e se por ventura ocorrer algum incidente, a possibilidade de localização e identificação da criança será quase que imediata”.
 
Assessoria/PM-MT