TECNOLOGIA ACABA COM REVISTA ÍNTIMA: Scanner corporal vai evitar revistas íntimas em penitenciárias da Paraíba


 
 
“Juízes, advogados, funcionários, visitantes, todos que entrarem nos presídios vão passar pelos scanners corporais”, disse o secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba, Wagner Dorta, sobre a instalação dos equipamentos em unidades prisionais do estado. Os scanners visam evitar as revistas íntimas e melhorar a segurança nos presídios, e estão em funcionamento desde 03.04.2015 em penitenciárias de João Pessoa e Campina Grande.
 
Segundo o secretário, os três primeiros equipamentos a chegarem no estado foram instalados na capital, na Penitenciária Romeu Gonçalves de Abrantes, conhecida como PB1 e PB2, e no Presídio Desembargador Flósculo da Nóbrega, conhecido como presídio do Roger; e no Presídio Regional de Campina Grande Raimundo Asfora, o Serrotão. “Estamos fazendo um estudo para ver a viabilidade de instalação destes equipamentos em outros presídios do estado”, disse Dorta.
 
O equipamento escaneia todo o corpo de quem passa por ele, revelando todos os detalhes e mostrando objetos que estejam escondidos na roupa ou no corpo do visitante. “Será mais fácil e mais rápido identificar quem está tentando entrar com algum objeto ilícito no presídio”, explicou o secretário. Com a instalação dos equipamentos, a revista íntima manual deixa de ser realizada nos presídios em que os scanners estão instalados.

O aluguel de cada um dos equipamentos custa cerca de R$ 29,9 mil por mês, totalizando um investimento de mais de R$ 1,07 milhões ao ano. “Poucos estados possuem esta tecnologia. A Paraíba é uma das pioneiras na implantação deste sistema que garante uma melhor segurança e um tratamento melhor aos visitantes dos apenados”, completou o secretário.
 
G1