NOTA DE REPÚDIO: Midia social (Whats app) circulava notícia falsa de troca de Comando da PMMT

 

No militarismos existem máximas e jargões que somente os militares entendem, porém há também algumas exceções, que já caíram no gosto e conhecimento popular e que por isso, nem precisam mais de tradução ou explicação.
 
A máxima de que “a tropa é espelho do comandante” é um desses enunciados que dispensa explicação, mais mesmo assim, nos atrevemos a realizar breves considerações.
Dentro da caserna existe o entendimento de que a tropa ou o conjunto de pessoas subordinadas hierarquicamente e administrativamente a um comandante, tendem a reproduzir os pensamentos, o comportamento e a conduta de seu líder.
 
Por isso, quando se percebe problemas de desvio de conduta ou comportamentos de heroísmo ou comprometimento da tropa, logo é feita a correlação de comandados e comandantes, dizendo que se o Comandante é bom a tropa será igualmente qualificada. O inverso, também é verdadeiro.
 
Fizemos esse breve preambulo, para dizer que Mato Grosso vive hoje uma situação de convergência positiva entre a Polícia Militar e o Governo do Estado e o elo dessa convergência, é sem sombras de dúvidas, o nosso líder maior, o Comandante Geral da PM – Cel PM Zaqueu Barbosa, que foi escolhido para comandar a instituição dos “homens do mato”, pelos seus qualificativos de seriedade, trabalho, comprometimento e a acima de tudo, honestidade.
 
Ao analisarmos os números construídos pela Polícia Militar nos últimos 100 dias, percebemos nitidamente que os Policiais Militares estão ombreados com o discurso de trabalho do comando da instituição e isso, pode ser percebido ao verificarmos a redução drástica dos indicativos de criminalidade.
 
Para se ter uma idéia, a Polícia Militar com sua atuação preventiva e ostensiva realizou neste ano, um dos carnavais mais tranquilo dos últimos anos. Os índices de homicídio no Estado caíram 32% e em Várzea Grande cerca de 48%, se comprados com o mesmo período do ano passado.
 
Os roubos da modalidade novo cangaço, praticamente foram extintos dentro do Estado de Mato Grosso e tudo isso, apenas com a mudança de comportamento e postura, pois até agora, os investimentos continuam sendo parcos e em alguns casos, quase nulos.
 
De posse dessas informações e realizações, fomos surpreendidos na tarde desta segunda-feira (27.04), com uma notícia que circulava na mídia social (whats app) dando conta de que o Secretário de Segurança Pública Mauro Zaque teria destituído o Comandante Geral da Polícia Militar Cel PM Zaqueu Barbosa, pois ele teria defendido junto ao governo do Estado, o cumprimento da lei de reestruturação salarial dos Policiais e Bombeiros Militares de MT, votada em 2014.
 
Diante dessas informações, a diretoria da ASSOF procurou o Coronel Zaqueu que nos informou que a notícia não é verdadeira, pois ele, não foi destituído, nem tão pouco entregou o cargo de Comandante Geral ao Governo do Estado.
 
Ele destacou ainda, que no seu entender, vem desenvolvendo um bom trabalho e que está apenas no começo de toda uma reestruturação que juntamente com os policiais militares, pretende imprimir a instituição, sempre com o foco na melhoria de atendimento a sociedade.
 
Posto isso, a Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso (ASSOF-MT) repudia qualquer tipo de intimidação ou retaliação à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiro Militar, pelo cumprimento das atribuição ou defesa de nossas prerrogativas constitucionais, de independência e autonomia administrativa e operacional.
 
Por derradeiro, reafirmamos o nosso compromisso com a sociedade Mato-grossense e com o Governo de Pedro Taques (Estado de transformação) de continuarmos trabalhando pela redução dos índices e taxas de criminalidade, sempre focando na melhoria da prestação de serviço à população.
 
Assof PM-BM