Policiais são capacitados para combater ações do Novo Cangaço e Conflitos rurais


Vinte policiais serão capacitados no 1º Curso de Combate ao Novo Cangaço e Conflito em ambientes rurais, promovido pela Polícia Judiciária Civil, entre os dias 04 a 07 de dezembro, em São José do Rio Claro (315 km ao Médio-Norte). O curso busca capacitar policiais para ações de combate e investigação de roubos na modalidade “Novo Cangaço”, que tem maior incidência nas cidades do interior do Estado.

A capacitação é promovida Delegacia de São José do Rio Claro com apoio da Prefeitura Municipal e Conselhos de Seguranças (Consegs). As aulas serão ministradas por instrutores do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar de Minas Gerais e do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), na Fazenda Tauá, em São José do Rio Claro.

Os participantes do curso terão instruções de diferentes armamentos (fuzil, pistola ponto 40, calibre 380), além de aprenderem técnicas de patrulhamento e sobrevivência em ambiente rural. De acordo com o delegado de São José do Rio Claro, Nilson André Farias de Oliviera, os conhecimentos são essenciais para as investigações, uma vez que os criminosos sempre fogem para região de mata.

Irão participar do curso policiais das delegacias de Santo Antonio, Campo Novo do Parecis e São José do Rio Claro, além de investigadores da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Gerência de Operações Especiais (GOE) e quatro policiais militares.

O delegado Nilson destacou ainda, que esta é a primeira vez que a capacitação acontece em Mato Grosso, sendo fundamental para preparar a Polícia do interior, que sofre com as ocorrências do Novo Cangaço. “Um dos maiores objetivos do cursos é mostrar que a Polícia Civil de Mato Grosso está preparada para combater este tipo de crime”, disse. 

SESP-MT