USO DE TRAUMAS COMO SOLUÇÃO: Transformando um ataque de tubarão em grande negócio



Algumas pessoas que sofreram grandes traumas na vida - como desastres naturais ou danos permanentes ao corpo - conseguem usar a adversidade para gerar oportunidade.

Esse é o caso de Rodney Fox, que em dezembro de 1963, foi atacado por um tubarão branco quando participava de uma competição de pesca com arpões em Adelaide, no sul da Austrália. Fox teve seu corpo dilacerado.

As lesões foram quase fatais. Suas artérias ficaram expostas e seu pulmão foi perfurado. Foram necessários 360 pontos para "costurá-lo". O incidente também teve consequências em Adelaide.

Um ano e meio depois, Fox teve uma ideia quando visitava o zoológico da cidade com sua família. Ao observar os leões, pensou: por que não reverter o papel da jaula e usá-la para garantir a segurança dos humanos dentro do mar?

Foi assim que, dois anos depois, ele criou a primeira jaula de observações de tubarões, junto com duas outras vítimas de ataques.

Hoje em dia, esse tipo de proteção está presente em diversos destinos turísticos de mergulho. Uma delas foi até usada pelo diretor Steve Spielberg nas filmagens do clássico Tubarão.

Apesar de ter sido pioneiro, infelizmente Fox não patenteou a ideia. Acabou usando sua invenção na empresa que fundou - uma agência de turismo voltada para mostrar tubarões às pessoas.

Como ele, outros empresários transformaram trauma em oportunidade.

SALTO ALTO EM LEGÍTIMA DEFESA


Em 2002, a americana Jennifer Cassetta, hoje com 37 anos, foi atacada por um homem em Nova York quando caminhava por um beco escuro.

O que ele não sabia é que a americana era versada em Hapkido, uma arte marcial coreana. Hoje ela está no terceiro grau de faixa preta - de nove possíveis.

"Eu aprendi [com o incidente] que sou muito poderosa, mas depois fiquei pensando à noite 'e as outras mulheres que não têm experiência, o que fariam se atacadas?'"

Foi assim que ela teve a ideia de criar a oficina Salto Alto e Defesa Pessoal. O curso, de apenas duas horas, ensina as mulheres a enfrentar agressores com armas improvisadas, de saltos altos a telefones celulares.

A maior parte de cursos de defesa pessoal é dada em academias de ginástica por homens, vestindo roupas confortáveis, como moletom. Mas a aula de Cassetta é dada com trajes de trabalho, como acontece na maioria das situações reais.

O curso deu origem a um vídeo e a um livro. Entre as ex-alunas está a atriz Carrie Fisher, a Princesa Leia de Guerra nas Estrelas.

"Não é só socos e pontapés que se aprende. Também é uma mudança de mentalidade que aguça a percepção em várias áreas da vida", diz a professora.

Megan Snedden
Da BBC Capital