Profissionais de Segurança concluem curso de Gerenciamento de Controle de Fronteira



Vinte e sete profissionais de Segurança Pública concluíram o curso de “Gerenciamento de Controle de Fronteira”, ministrado por representantes da Agência Antiterrorista (ATA) do Departamento de Estado Norte-Americano. O evento foi realizado nesta sexta-feira (09.05), na Escola Superior do Tribunal de Contas (TCE/MT), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

O curso foi voltado para as 12 cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo e aos Estados brasileiros que fazem fronteira com outros países. O objetivo é preparar os profissionais com técnicas e ferramentas internacionais de segurança nas divisas para planejar, organizar e gerenciar as operações. O curso integra o programa de capacitação de segurança em grandes eventos, oferecido pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, do Ministério da Justiça.

De acordo com o coordenador local do curso, major PM Alessandro Souza Soares, a proposta é promover a interação entre os militares de vários estados e de diferentes instituições da Segurança, como Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, e Polícia Federal, facilitando o desenvolvimento das estratégias em relação a Segurança na Fronteira.

“Os alunos tiveram instruções com relação ao planejamento estratégico, operacional e análise de riscos, através de uma didática onde puderam associar teoria e prática, com isso Cuiabá e os demais estados estarão desenvolvendo um melhor trabalho em relação a Segurança na Fronteira”, disse o major.

De acordo com o instrutor líder do Departamento de Segurança Diplomática da Embaixada dos Estados Unidos, Stephen Eaton, o curso busca melhorar resultados e aumentar os conhecimentos adaptados à realidade de cada estado. “As respostas que os alunos trouxeram nas atividades estão acima da média. Eles (os alunos) foram dedicados e competentes além de cumprirem com todos os exercícios propostos”.

Para um dos participantes do curso, o policial do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), sargento Alvino de Souza Silva Filho, participar do curso foi importante para conhecer novos métodos apresentados pelos instrutores e pelos colegas de outros estados. “As trocas de experiências por parte dos profissionais que lidam com o policiamento de fronteira dos Estados Unidos é muito bom, iremos combater da melhor forma as atividades irregulares nas regiões de fronteira do nosso estado”, afirmou o sargento.

PROFISSIONAIS

Participaram do Curso de “Gerenciamento de Controle de Fronteira”, os profissionais de segurança das Polícias Militar: Polícia Judiciária Civil (PJC), Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Polícia Militar (PM), dos estados de: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul.

Assessoria/ Sesp-MT