Polícia Militar apresenta planejamento operacional para Copa 2014




Com o propósito de proporcionar maior segurança a todos cidadãos brasileiros, turistas estrangeiros, autoridades nacionais e internacionais, equipes técnicas e suas delegações, a Polícia Militar de Mato Grosso apresentou, nesta quarta-feira (14-05), o planejamento operacional que será desenvolvido durante os jogos do Mundial da Copa do Mundo.

Conforme o sub-chefe do Estado Maior da PM, coronel Zaqueu Barbosa, “os trabalhos dos policiais militares foram divididos em duas frentes de atuações, uma sendo classificada como áreas impactadas e outra como área de interesse operacional. São nessas zonas em que o policiamento e será fortemente empregado”.

Foram consideradas como áreas impactadas o sistema de transporte, as vias e rotas urbanas, a rede hoteleira, os pontos turísticos de toda Baixada Cuiabana. E como áreas de interesse operacional a Arena Pantanal, aeroporto Marechal Rondon, hotéis credenciados para alojar as seleções e comitiva da Fifa (Federação Internacional de Futebol), Centros de Oficiais de Treinamento (COTs), Fan Fest, os trechos de mobilidade e toda região de fronteira.

Além de todo efetivo dos Comandos Regionais de Cuiabá (CR I) e Várzea Grande (CR II), a PM vai contar com reforço das unidades do Comando Especializado – Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMtran), Batalhão Ambiental (BPA), Regimento de Cavalaria (RPMon).

Segundo o coronel Zaqueu, “a Polícia Militar está empenhada ao máximo para garantir total segurança aos torcedores e turistas que chegarão para prestigiar o evento mundial e, consequentemente conhecer a Capital e demais pontos turísticos de toda região”, disse enfatizando também que “nenhum comando irá sofrer qualquer alteração no policiamento diário”.

Todo planejamento foi apresentado aos comandantes de unidades de Cuiabá, Várzea Grande e Especializado da PM. A reunião ocorreu no Quartel do Comando Geral, em Cuiabá, com a presença de aproximadamente 50 policiais.

Assessoria/PM-MT