OLHO DE TANDERA: Câmeras de alta tecnologia instaladas em helicópteros reforçam segurança para a Copa


O investimento do Ministério da Justiça na segurança pública para a Copa do Mundo está equipando boa parte da frota de helicópteros dos grupamentos aéreos das polícias no Brasil. A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) fez adequações em 33 helicópteros com a instalação de um equipamento conhecido como imageador aéreo, capaz de identificar nitidamente um rosto humano a dez quilômetros de distância. Os primeiros imageadores já foram distribuídos ainda na Copa das Confederações, em 2013.

As câmeras possuem capacidade para filmar em ambientes de luminosidade normal, baixa luminosidade e também infravermelho térmica. O novo aliado da segurança pública capta imagens em alta resolução e ajusta a luminosidade para monitoramento noturno. Além disso, os helicópteros estão sendo equipados com sistemas de rádio e transmissão de dados, o que permite, em tempo real, transmitir as imagens desses helicópteros para os prédios e centros fixos ou para as viaturas dos centros móveis.   

A tecnologia custou cerca de R$ 7 milhões. O equipamento potencializa as operações de segurança pública, pois é possível observar situações e alvos a longa distância e fornecer informações para tomada de decisões dos profissionais empregados em uma operação.

Durante a Copa do Mundo, o imageador irá proporcionar a visualização total dos estádios, sobretudo na área periférica, analisando situações de tumulto de pessoas, escolta de delegações, vias de acesso ao estádio e principalmente a busca por criminosos foragidos durante o dia ou a noite.

Em Cuiabá (Mato Grosso), o equipamento foi utilizado no último dia 26 de abril, na partida entre Luverdense e Vasco da Gama, válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. 


Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br