Segurança na Copa do Mundo é tema de debate na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados

Planejamento integrado de segurança na Copa do Mundo é apresentado na Câmara dos Deputados.


Secretário Andrei Rodrigues  falou sobre segurança dentro e fora dos estádios nas 12 cidades-sede.

O Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), Andrei Rodrigues, compareceu nesta quarta-feira (26) à Câmara dos Deputados para uma Audiência Pública na Comissão do Esporte. Foram apresentadas e debatidas informações de como será realizada a segurança nas cidades-sede da Copa do Mundo, especialmente nos arredores dos estádios e dentro deles.

Em debate a respeito da preocupação com a sociedade civil nos arredores dos estádios durante a Copa do Mundo, o Secretário citou como exemplo a Arena da Baixada em Curitiba, situada em área urbana rodeada de prédios residenciais. Nesse cenário, Andrei Rodrigues afirmou que os moradores serão contatados, cadastrados e credenciados para não terem dificuldades de acessar suas residências. “Um dos conceitos gerais da atividade de segurança pública é o de minimizar o impacto das ações no cotidiano da cidade, levando em consideração questões como trânsito e moradia. Esse conceito será colocado em prática nas operações de segurança durante a Copa do Mundo”, destacou.

Sobre as manifestações, o secretário enfatizou: “Nossa maior preocupação é o de garantir o livre exercício da democracia conquistada tão duramente por nosso povo. É um dever da segurança pública garantir esse exercício.” O papel da segurança pública, ainda segundo Andrei Rodrigues, será o de prevenir ações violentas.

Estiveram presentes à Audiência, entre outros, os deputados Romário (PSB/RJ), Afonso Hamm (PP/RS), Acelino Popó (PRB/BA), Danrlei de Deus (PSD/RS) e Jô Moraes (PCdoB/MG). Também participaram do debate o Delegado da Polícia Federal Felipe Tavares Seixas e o General do Exército Jamil Megid Júnior.

Ministério da Justiça