MINISTRO DIZ: "Estado e sociedade devem estar juntos contra o tráfico de pessoas"

Ministro da Justiça participou do lançamento da Campanha da Fraternidade 2014, que escolheu como tema "Fraternidade e Tráfico Humano”. Um dos objetivos é denunciar redes e estruturas criminosas no país.



"Fraternidade e Tráfico Humano”. Esse foi o tema escolhido para a Campanha da Fraternidade 2014, lançada na tarde desta quarta-feira (5), em Brasília, na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre os objetivos apresentados no texto base da campanha estão a denúncia de redes e estruturas criminosas causadoras de tráfico humano, a reivindicação de políticas públicas e meios para reinserção das vítimas.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participou do evento. Ele explicou que o governo federal já tem uma série de iniciativas que envolvem todos os órgãos envolvidos com o tema, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria de Políticas para as Mulheres. "Agora temos essa oportunidade de junção de forças com a sociedade por meio da Campanha da Fraternidade", disse.

Em janeiro realizou-se a primeira reunião do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap), que vai buscar aprimorar as políticas de Estado, receber sugestões e enraizar a atuação da sociedade sobre o tráfico de pessoas. O comitê é considerado a instância maior de debate da política nacional de combate ao crime.

Um balanço de atividades desenvolvidas em 2013 acerca do enfretamento ao tráfico de pessoas no Brasil mostra que o ano passado foi marcado por avanços na política adotada pelo segundo Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, construído coletivamente com a participação de ministérios, organismos internacionais, estados, municípios e sociedade civil.

O levantamento mostra a consolidação de uma rede com núcleos e postos de enfrentamento ao tráfico de pessoas. São 16 núcleos e 12 postos avançados de atendimento humanizado ao migrante. Permanentemente esta rede se reúne para propor instrumentos e aprimorar o atendimento às vítimas, discutir estratégias de prevenção conjuntas e fortalecer a cooperação com os sistemas de justiça e segurança para a repressão ao crime.

A ação da pasta no combate a este crime também vem trazendo resultados com a produção de estudos, pesquisas e campanhas, como a Coração Azul, lançada em maio de 2013, que ajudam a mobilizar e informar a sociedade brasileira sobre o fenômeno. 

Por Laura Muradi - Ministério da Justiça