CONTRAN QUER TOXICOLÓGICO: Caminhoneiros são a favor da exigência de exame toxicológico para renovar ou tirar carteira




Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) determina que caminhoneiros façam exame que detecta o uso de drogas no momento da renovação da carteira.

O teste consegue descobrir se o condutor usou alguma substância proibida até 90 dias antes do exame. A medida já foi publicada e, a partir de julho deste ano, todo caminhoneiro que for renovar ou tirar carteira terá que se submeter ao exame, que custa até R$ 300.

Apesar de mais gastos, muitos motoristas aprovam a nova medida. Caminhoneiros entrevistados pela Itatiaia confirmaram que alguns colegas estão trocando o rebite por crack, maconha e cocaína. “Acho que é uma boa. É crack, é cocaína é de tudo. Eles abusam com tudo”, disse um caminhoneiro.

O exame toxicológico será usado para emissão e renovação de habilitação nas categorias C, D e E. O resultado sai em 15 dias. Em caso de positivo para o uso de drogas, o condutor terá 90 dias para fazer uma contraprova. Se o resultado confirmar a presença de drogas no sangue, o motorista não poderá retirar ou renovar a habilitação.

Itatiaia / Amigos a Caserna