PROTESTO DE PPMM EM ALAGOAS: Policiais e bombeiros caminham em direção ao Palácio do Governo. Categoria diz que já foi iniciada a ‘Operação Padrão’.



Policiais e bombeiros militares participaram, nesta terça-feira (17), de uma passeata em direção ao Palácio do Governo, no centro de Maceió , para protestar contra o que eles classificam como descaso por parte do Estado em relação à categoria. Segundo a Associação dos Oficiais militares da PM (Assomal), mais de mil pessoas participam do ato.

Os militares pararam em frente ao Quartel Geral da PM e cantaram o hino nacional. Em um dado momento, também fizeram um minuto de silêncio pela morte do soldado Ivaldo Oliveira dos Santos que foi assassinado por criminosos, em praça pública, com cerca de 30 tiros, em Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas.

Com a caminhada, os militares deram início à Operação Padrão, que pretende sensibilizar o governo para os problemas da segurança pública, baixos salários e falta de equipamentos. O major Welligton Fragoso, presidente da Assomal, explica que os policias não sairão para as ruas se a farda estiver rasgada ou se faltar algum equipamento de segurança.

“Nós vamos cumprir tudo o que está na lei e não vamos facilitar para o estado. Estamos fazendo reuniões e organizando estratégias e o governador não está nem aí”, afirma o major.

O vice-presidente da Asssociação das Praças Militares (Aspra), cabo Washigton, diz que para dirigir uma viatura policial é preciso ter um curso especial. “Só que  90% dos militares não têm formação e eles não vão sair para as ruas sem a formação necessária”, diz.

A Radio Patrulha já começou a fazer isso nesta terça-feira (17). “Nas festas de fim de ano, se o governo não se manifestar, vai ser do mesmo jeito. Não sairemos [às ruas] sem condições de trabalho”, afirma o cabo.

Lei de Responsabilidade Fiscal

Sobre os salários dos militares, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) afirmou, por meio de sua página oficial no Facebook, que está empenhado em conseguir o realinhamento dos proventos militares e que isso “será implantado assim que houver condições legais”, disse, em referência à Lei de Responsabilidade Fiscal.

O governador informou ainda que se reuniu com os comandos da PM e do Corpo de Bombeiros e com o secretário Dário César, na tarde desta terça-feira (17), para discutir todas as possibilidades possíveis de, legalmente, fazerem a correção reivindicada pela categoria.

Sobre a falta de estrutura e condições de trabalho denunciada pelos manifestantes, a assessoria do Governo do Estado informou que o Executivo vem recebendo diversas associações e ouvindo as reivindicações, mas nenhuma pauta sobre este assunto específico chegou ao governo.

Congestionamento

Por causa da manifestação, o trânsito ficou congestionado no Centro. Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) acompanham o protesto e orientam os motoristas a optarem por vias alternativas para evitar o engarrafamento, que já é comum àquela região neste horário.

G1

Comentários