PMMT: ‘Desafio da Caveira’ reúne 40 policiais e atletas adeptos do crossfit



Aproximadamente 40 policiais militares e demais atletas adeptos do crossfit participaram, neste sábado (14.12), do ‘Desafio da Caveira’, promovido pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar. O evento, realizado na sede do Bope, faz parte do treinamento em que os policiais da unidade empregam o crossfit, que consiste em técnica ampliada de atividade física.

A técnica é usada há aproximadamente 30 anos pelas forças especiais dos Estados Unidos da América (EUA) e, a pouco de mais de um mês, passou a ser aplicada aos policiais do Bope.

Segundo o organizador do desafio, capitão Hugo Reis, “a técnica do crossfit reúne diversas atividades que incrementam de maneira direta o treinamento dos policiais, o que tem sido importante por propiciar a melhora do nosso condicionamento físico, já que lidamos frequentemente com ações que exigem bastante esforço físico”.

De acordo com o capitão, o crossfit “trabalha diversas áreas física-musculares, bem como o condicionamento cardiorrespiratório, força, flexibilidade, resistência muscular, agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação e precisão e os exercícios são aplicados de forma repetida, variando entre corrida, salto e levantamento de peso”.

Destaque no último crossfit, o capitão Marcos Paccola destacou a importância do esporte para o Bope. “Nós trabalhamos para defender a sociedade no quesito Segurança Pública e o crossfit tem ajudado para que nós policiais tenhamos um excelente preparo físico e mental e isso é importante para que possamos realizar um serviço de excelência para a sociedade”.

O circuito do ‘Desafio da Caveira’ contou com três rounds, sendo 400 metros de corrida, girada de pneu (com aproximadamente 30 kg), corrida de mochila com areia (30 kg), salto de caixa (0,5m de altura), agachamento (com peso de 30 kg), salto de rolamento (com cinco saltos), rastejo, sugado e dog slag (com peso de 40 kg).

De acordo com o médico cardiologista da PM, major Leonardo Dotta, “a técnica é um importante meio de ampliar a capacidade cardiorrespiratória, que acaba refletindo na melhora da habilidade e força física dos policiais”. O médico também lembrou sobre a necessidade dos policiais manterem a avaliação ergométrica em dia, “pois as atividades exigem muito esforço físico e a ausência desse cuidado pode gerar danos à saúde”.  

Assessoria/PMMT

Comentários