GRATIFICAÇÃO: Secretaria promete recompensar polícia que reduzir crimes no Ceará

O número de homicídios no Ceará entre 2012 e 2013 cresceu 14,5% de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (17) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). O índice representa um crescimento de 14,5% no intervalo de um ano, dado que assusta a população do estado.

Para tentar reduzir os índices de violência no estado, a Secretaria de Segurança Pública anunciou nesta terça-feira que serão criadas as Áreas Integradas de Segurança, uma divisão do estado em 18 áreas integradas; a Grande Fortaleza abrange seis áreas.

Os policiais responsáveis por cada área vão trabalhar com meta para reduzir a criminalidade em cada região e, segundo o secretário da Segurança, serão premiados caso cumpram os objetivos. As metas e as recompensas ainda não foram divulgadas.

“A gente observa os atores de cada área trabalhando junto, já discutindo, já procurando saber qual área vai atuar. Isso com toda autonomia de cada área para redimensionar o seu efetivo para disponibilizar um plantão em outra área sempre casado: Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, no sentido de reduzir a criminalidade”, afirma Andrade Júnior, delegado geral da Polícia Civil.

O número de roubo também cresceu no Ceará. Segundo a secretaria, foram registrados 48.678 roubos no estado em 2013, uma média de 147 por dia. Apesar das estatísticas, o secretário de Segurança Pública do Ceará, Servilho Paiva, destaca que os números da violência caíram desde setembro e devem reduzir ainda mais neste mês.

Servilho destaca que as ocorrências de homicídio caíram 2,9% de setembro para outubro; de outubro para novembro, a redução foi ainda maior, de quase 11%. No total foram 450 homicídios em setembro, 437 em outubro, e 390 em novembro. Um dos motivos da redução, segundo o secretário, foi o aumento no número de policiais nas ruas. Em outubro, 1.000 policiais realizaram a cerimônia de formatura e passaram a atuar nas ruas da Grande Fortaleza. Até a Copa do Mundo, em junho de 2014, mais 1.100 policiais estarão atuando.

"Houve um acréscimo de policiais indiscutivelmente na região. Houve mudanças de postura dos Comandos, foram várias as reuniões que ocorreram nesta sala, com todos os atores que participam dessa construção", diz Paiva. Confira vídeo AQUI

G1 - Blog Combate Policial

Comentários