DUPLA JORNADA: PM de São Paulo é liberado para trabalhar no dia da folga



PM é liberado para trabalhar no dia da folga. Projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa e, agora, aguarda somente a sanção do governador.

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, na noite de terça-feira passada, um projeto de lei complementar  que autoriza os policiais militares realizarem no dia da folga ou fora do horário de trabalho  uma espécie de hora extra.

O projeto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) cria a Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho  Policial Militar).

O objetivo é pagar aos  policiais que atuarem  no dia da folga em operações policiais, escoltas de presos, seguranças nas  escolas ou instituições do Estado.

O governo acredita que, com isso,  vai conseguir motivar os policiais militares a fazerem uma espécie de dupla jornada e, com isso,  aumentar em até 60% a renda mensal.

A medida também visa colocar mais agentes nos principais pontos de maior criminalidade. Com isso, o governador espera reduzir os índices de criminalidade.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública  também pretende diminuir o número de policiais  que fazem bicos não oficiais como, por exemplo, de segurança em estabelecimentos comerciais, colocando suas vidas em risco.

Quem vai determinar as atividades e os critérios seguidos será o  comandante-geral da Polícia Militar, Benedito Roberto Meira.
Os agentes que estão afastados, exceto em licença-prêmio, não poderão participar do projeto.

Segundo o texto, o policial somente poderá trabalhar, fora da jornada,  até 8 horas por dia e, no máximo, dez dias por mês.
De acordo com a secretaria, os oficiais vão receber uma diária de  R$ 185 e  os praças, de R$ 154. O projeto ainda precisa ser sancionado pelo governador. A intenção é que a lei seja aplicada já no início de 2014.

A Polícia Militar, em nota, disse   que os detalhes do programa    somente serão conhecidos com a regulamentação da legislação.

A assessoria de imprensa do orgão não soube informar quantos policiais poderão trabalhar fora do expediente, quais serão os critérios adotados para a escolha dos soldados e  quais policiais  poderão participar do projeto.

Análise de José Vicente da Silva Filho, coronel da reserva da PM

É um desrespeito com os agentes!

O governo de São Paulo tomou uma decisão desastrosa e muito preocupante. Há 30 anos as duas polícias recebiam igualmente, mas o Executivo fez um projeto dando aumento de 30% para os policiais civis e somente 7% aos PMs. Como recompensa para o desrespeito, resolveram deixá-los trabalhar na folga e, assim, comprometer o descanso, o que  pode acarretar no desânimo dos agentes. Acredito que a  criminalidade não vai cair. Pelo contrario, eles não vão se esforçar ganhando de maneira desigual.

Fonte: http://policialbr.ning.com e Amigos da Caserna

Comentários