ARMAS QUÍMICAS, BIOLÓGICAS, RADIOLÓGICAS E NUCLEAR: Polícia Militar recebe instrução sobre defesa de elementos químicos




A Polícia Militar de Mato Grosso é a segunda do Brasil a receber instruções do Exército Brasileiro para se proeteger de armas químicas, biológicas, radiológica e nuclear depois do Distrito Federal (DF). A qualificação ocorreu durante um estágio realizado na semana passada em Goiânia, em Goiás.

Durante uma semana oito policiais (dois oficiais e seis praças –, do Esquadrão de Bomba do Bope) participaram dos treinamentos e orientação técnicas, de maneira prática e teórica.

Segundo o comandante do Esquadrão, capitão Fabiano Pessoa, “os policiais adquiram conhecimento sobre a composição dos agentes químicos e radiológicos, manuseio dos equipamentos e trajes de proteção, técnicas de busca e varredura e os métodos de descontaminação”.
Para o capitão Fabiano, "todo o conhecimento adquirido vai permitir ao Estado a possibilidade de atuar em conjunto, caso haja ocorrências envolvendo esses tipos de agentes químicos".

“Participar do estágio foi muito importante, primeiro por saber que existe um órgão vocacionado para esse tipo de emprego, e segundo porque é uma forma de a gente dar suporte à esse órgão”, disse.

Para o comando de Operações Especiais de do Exército Brasileiro em Goiânia, "todos os policiais demonstraram alto nível de profissionalismo e de capacidade técnica, representando de maneira exemplar a Polícia Militar do estado de Mato Grosso".

DANA CAMPOS - Assessoria/PM-MT

Comentários