Projeto ‘Celular Legal’ tenta diminuir furto e roubo em Ituiutaba, MG. População deve cadastrar o IMEI do aparelho em um site.


Pretende também é ajudar população a se prevenir contra perda de celular
.

Um banco de dados implantado pela Polícia Militar (PM) em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, pretende ajudar a população a se prevenir contra perda, furtos e roubos de celulares. O projeto “Celular Legal” foi lançado para reforçar a segurança da população que pode cadastrar o aparelho celular em um site que ajuda o trabalho da Polícia Militar.

De acordo com a PM, em 50% dos furtos e roubos, o celular da vítima é levado pelos bandidos. Dados oficiais revelam que em Ituiutaba, por exemplo, cerca de cinquenta aparelhos são perdidos ou furtados, todos os meses.

O projeto “Celular Legal”, segundo o capitão Michel Abrão, tenta prevenir o furto, roubo e a receptação dos celulares. “Esperamos a médio e longo prazo reduzir os crimes contra o patrimônio no contexto geral. Em vários furtos e roubos, o único objeto levado é o aparelho celular”, explicou.

Um site foi criado para auxiliar quem deseja cadastrar o aparelho. Tudo é feito tendo como base o número da Identificação Internacional de Aparelho Móvel (IMEI). “Na medida em que as pessoas tiverem o hábito de bloquear o telefone sempre que for vítima de perda, furto e roubo, o criminoso deixará de ter interesse neste aparelho”, disse o oficial.

O IMEI existe em todos os aparelhos celulares. A polícia está distribuindo nas lojas de venda de celular material informativo com o passo a passo para que os vendedores orientem os clientes a se cadastrar no site, imediatamente após a compra.

G1 - Amigos da Caserna

Comentários