TREM DESCARRILOU: Brasileiro está entre as vítimas de acidente na Espanha


Mensagens e homenagens  a vítimas de acidente são deixadas em catedral espanhola (foto: Getty)

Um jovem de 25 anos, com dupla nacionalidade - brasileira e espanhola - é uma das vítimas fatais do acidente que deixou 78 mortos na cidade espanhola de Santiago de Compostela na última quarta-feira. Um dos maquinistas do trem foi preso.

O nome do brasileiro consta em uma lista de vítimas fatais divulgada pela imprensa da Galícia. Segundo o Itamaraty, a família pediu para que sua identidade e informações pessoais não fossem divulgadas.

A pasta afirmou ainda ter oferecido assitência consular para os familiares da vítima, mas eles teriam recusado a ajuda.

O trem, que viajava da capital espanhola Madri para a cidade costeira de Ferrol, descarrilou próximo a Santiago de Compostela.

Mais de 200 passageiros estavam a bordo, de acordo com a operadora de trens do país, Renfe. Muitos ficaram presos nas ferragens. Cerca de 30 feridos ainda estão hospitalizados.

Todos os 13 vagões teriam saído dos trilhos e quatro deles teriam tombado.

Os trens estavam especialmente cheios no dia do acidente por ser véspera de feriado, segundo o correspondente da BBC em Madri.

De acordo com o jornal espanhol El País, o antepenúltimo vagão do trem foi totalmente destruído. Passageiros que sobreviveram ao acidente relataram ao jornal que sentiram o trem tombar na curva e, em seguida, se viram "rodeados de mortos".

Analistas dizem que este seria o pior acidente de trem na Espanha em 40 anos.

Maquinista

Os primeiros relatórios sobre o caso sugerem que a possível causa do acidente pode ter sido o excesso de velocidade.

Uma investigação oficial está apenas no início mas, de acordo com o jornal espanhol El País, um dos dois condutores a bordo disse que entrou na curva a uma velocidade de 190 km/h, onde o limite de velocidade é 80 km/h.

Um dos maquinistas, Francisco Garzon, foi preso por conduzir o trem de forma negligente. Ele ainda está hospitalizado e se recusou a responder as perguntas da polícia.

De acordo com a agência de notícias AFP, o chefe da companhia ferroviária espanhola Renfe disse a uma emissora de rádio que o trem tinha sido aprovado em uma inspeção naquela manhã e que a vistoria não apontou problemas técnicos na composição.

Por isso, a investigação deve se concentrar nos sistemas de segurança da via que previnem que o limite de velocidade seja excedido.

BBC Brasil

Comentários