SOU CONTRA A MACONHA: Papa reacende debate sobre legalização de drogas na América Latina

Papa Francisco | Foto: AFP

Em discurso durante uma visita a um hospital para dependentes químicos na quarta-feira, no Rio de Janeiro, o papa Francisco criticou países latino-americanos que discutem a liberalização e a descriminalização das drogas.

"Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química", disse Francisco.

Nos últimos cinco anos, tem crescido uma corrente, liderada por políticos como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Cesar Gaviria, da Colômbia, e Ricardo Lagos, do Chile, que defende mudanças profundas na estratégia de combate às drogas na região, substituindo a criminalização por uma abordagem de saúde pública ─ que visa experimentar modelos de regulação legal de drogas ilícitas para reduzir o poder do crime organizado.

As ações deste grupo, que lidera a Comissão Global de Políticas sobre Drogas, vêm ganhando respaldo de importantes instituições na região, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), que recentemente propôs uma nova direção no combate às drogas.

"Acabou o tabu de muitas décadas", disse o secretário-geral da OEA, Miguel Insulza, ao inaugurar, em junho deste ano, a 43ª Assembleia Geral da organização, na Guatemala.

Um relatório da OEA, divulgado em maio, sugeriu mecanismos que vão do fortalecimento da cooperação em segurança até a polêmica descriminalização e legalização das drogas.

A estratégia representa uma alternativa radical na abordagem sobre o assunto na região, onde ainda prevalece a política da "guerra contra as drogas" decretada pelos Estados Unidos há quatro décadas ─ que se concentra na criminalização e punição de usuários e traficantes.

A elaboração do documento havia sido solicitado por chefes de Estado latino-americanos na Cúpula das Américas de 2012, realizada em Cartagena, na Colômbia.

A BBC preparou um resumo das discussões nos países latino-americanos que consideram abordagens alternativas contra as drogas.

BBC BRASIL

Comentários