Presença da Polícia Comunitária reduz pela metade os crimes na grande Cuiabá



O policiamento comunitário  em 16 bairros de Cuiabá e Várzea Grande reduziu, nos últimos três anos, em 50%, os crimes como ameaça, roubo e principalmente o tráfico de drogas nos cerca de 160 bairros de alcance de atuação das Bases. Comunitárias de Segurança Pública. O coordenador Estadual de Polícia Comunitária, major PM Júlio Martins, informou que o número de entorpecentes apreendidos aumentou em 100%, nos bairros que possuem unidade de policiamento comunitário.

Um dos exemplos do reflexo positivo do policiamento comunitário na Grande Cuiabá acontece no bairro Pedregal. A região já foi considerada como um dos bairros mais violentos da Região Metropolitana, com fortes ações de tráfico de drogas e homicídios. Nos últimos três anos, a polícia, realizando ações preventivas, orientações e trabalho social junto a comunidade conseguiu reduzir os homicídios, furtos e principalmente o tráfico de drogas no local.

“A base comunitária do bairro Pedregal passou por um grande processo de transformação. Não resolvemos todos os problemas, mas o bairro é um exemplo de policia e pacificação”, disse o coordenador de Polícia Comunitária. Para a diretora da Escola Estadual Tancredo Neves, localizada no bairro Pedregal, Marisa de Souza Costa Miranda, o resultado da base na região é positivo. “Trabalho na escola há mais de 12 anos e me lembro que desde a implantação da base temos parcerias para eventos sociais da região além de ajuda dos policiais com palestras, orientações, panfletagens e ações preventivas contra a violência dentro da escola”, falou.

Morador do Jardim Leblon, um dos bairros abrangentes da base do Pedregal, Claudinei dos Santos Silva, exalta o trabalho desenvolvido pela base comunitária. “A polícia comunitária vem desempenhando um excelente trabalho nas comunidades adjacentes ao Pedregal. Com a presença da base eu me sinto mais tranquilo com as constantes rondas e a presença das viaturas no bairro”.

Pela Base Comunitária de Segurança Pública a população tem acesso aos serviços integrados das forças de segurança pública como Policia Militar, Policia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Politec, programas sociais e orientações de segurança.

Atualmente em Mato Grosso existem 22 Bases Comunitárias de Segurança Pública, 12 em Cuiabá, quatro em Várzea Grande e sete no interior do Estado. Há previsão de inauguração de mais cinco bases para esse ano: duas em Cuiabá, uma em Várzea Grande, uma em Alta Floresta e uma em Guarantã do Norte.

SESP-MT

Comentários