Batalhão Ambiental apreende 10 armas de fogo e animais abatidos em Nova Marilandia


 

http://www.pm.mt.gov.br/painel/ami/noticia/130606064300_1.jpg

Na madrugada do dia 03.06, policiais militares do Batalhão de Proteção Ambiental prenderam quatro pessoas por crimes ambientais e posse/porte ilegal de armas de fogo, após uma denuncia anônima informando que caçadores estariam praticando a caça indiscriminada de animais silvestres e comercializando a presa em uma fazenda na zona rural de Nova Marilandia/MT (220 km de Cuiabá/MT).

Após varias horas fazendo patrulhas e abordagens na estrada popularmente conhecida por chumbo grosso, a guarnição se deparou com Weder Freitas da Silva trafegando em uma motocicleta CG titan 150 sem capacete, ao ser abordado foi encontrado na garupa da motocicleta um saco contendo dois animais silvestres abatidos, sendo uma paca e um tatu e enrolada em uma camisa, uma espingarda calibre 32 com cinco munições intactas.

Weder informou que havia abatido os animais na noite anterior na companhia de dois amigos, Anderson e Gilson, ambos funcionários da Fazenda Lorenzetti, o suspeito ainda informou que os companheiros possuíam mais armas e mais animais abatidos em suas casas (localizadas dentro da fazenda).

Nas casas de Anderson, Gilson de outro funcionário, Edson foram encontradas várias armas e animais abatidos. No total foram apreendidas: 10 espingardas, sendo cinco calibres 32, com 20 munições, 12 intactas e o restante deflagrada; duas espingardas calibre 28 com sete munições, sendo cinco deflagradas e duas intactas; uma espingarda artesanal puxa-fieira calibre .40 sem munições; uma espingarda artesanal tipo armadilha calibre 20 sem munições; uma espingarda de pressão 5.5 sem nota fiscal. Além de vários animais silvestres abatidos, foram encontradas carnes de paca, tatu, jacaré e porco do mato.

Os caçadores Gilson Renato dos Santos, Edson Geremias Cavalheiro e Anderson Teixeira foram presos em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, e pelo crime ambiental de caça; já o caçador Weder Freitas da silva foi preso em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, e pelo crime ambiental de caça.

Todos foram conduzidos para delegacia de Policia Civil de Nortelândia juntamente com os materiais apreendidos.

PM-MT

Comentários