CURTINHAS: INFORMAÇÕES DA CASERNA EM 15.05.2013



# Primavera do Leste ganha reforço na Segurança Pública

A região de Primavera do Leste (231 km a Leste) ganhou um importante reforço na segurança pública. Nesta segunda-feira (13.05), no aniversário de 27 anos de emancipação político-administrativo do município, o Governo do Estado inaugurou na cidade a 13ª Delegacia Regional e o 11ª Comando Regional da Polícia Militar. O comando das duas forças de segurança, no município, trará agilidades nas ações preventivas e de repressão à criminalidade. A instalação das unidades de segurança faz parte do projeto de compatibilização de áreas da Secretaria de Segurança Pública do Estado, com a finalidade da padronização da atuação da segurança em Mato Grosso. Durante cerimônia, na Prefeitura de Primavera do Leste, com assinaturas de convênios e termos de parcerias em várias áreas, o governador Sival Barbosa, destacou a importância do município como polo regional. “Como polo regional temos que olhar para ele como tal. Instalamos aqui o comando regional da Polícia Militar e da Polícia Civil, assinamos convênio e queremos fazer muitas outras parcerias para consolidar o desenvolvimento e a oportunidade para todos”, destacou o governador.

# 1º BPM recupera dois veículos produtos de furto e roubo durante final de semana

A Polícia Militar por meio do 1º Batalhão, durante o final de semana nos bairros Dom Aquino e Bela Marina, recuperou dois veículos produtos de furto e roubo, sendo uma motocicleta Honda Biz 125 e um VW Gol gli 1.8. Na data de sexta-feira (10-05) em rondas pelo bairro Bela Marina a guarnição policial recebeu denuncias de que na casa do suspeito “José Antônio” haveria uma motocicleta roubada. Os policias deslocaram e na Rua W4 foi localizado a casa do suspeito, após checagem foi encontrado a referida motocicleta, uma Honda Biz 125 de cor preta e placa NPN-0853 produto de roubo na data de 08/05/2013 na cidade de Várzea Grande.

# Homem é preso por tráfico de drogas em Porto dos Gaúchos

 Policiais militares do município de Porto dos Gaúchos (663 km de Cuiabá) com o apoio do Serviço Reservado de Inteligência do 21º Batalhão de Polícia Militar fizeram a detenção de Gean Erlich da Silva (22), suspeito de realizar a comercialização ilegal de entorpecentes na região, na tarde da última quarta-feira (08-05). Monitorado pelos policiais, Gean foi surpreendido por uma guarnição da PM que localizou escondido em sua roupa, uma porção de pasta base de cocaína. Na residência do suspeito, os PM´s encontraram cerca de 20 trouxas da mesma droga, além de uma porção de maconha e uma garrucha calibre 22, com duas munições intactas.

# Menor de 12 anos é preso por portar arma de fogo em Sinop

 A Polícia Militar prendeu na noite de domingo (12-05), um menor de 12 anos de idade por portar ilegalmente uma arma de fogo no município de Sinop (505 km de Cuiabá). Em relatos dos policiais, o menor foi apreendido com um revólver calibre 32 com quatro cápsulas deflagradas e uma bicicleta. Os PM’s receberam a denúncia, localizaram e apreenderam o menor que é suspeito de uma tentativa de homicídio no município.

 # ORDEM DE OPERAÇÃO Nº 003/SPOE/2013 - “Desmanche” (Maio/2013)

A constante notícia de roubos e furtos de veículos na grande Cuiabá, confirmados pelos índices de registro de ocorrências, faz com que a Polícia Militar adote ações necessárias com intuito de reprimir e coibir tais ilícitos. No âmbito operacional, as unidades adotam medidas estratégicas para coibir e prevenir estes crimes atuando diretamente no policiamento ostensivo. No entanto tem se observado que mesmo diante das várias ações operacionais, ainda se apresentam muitas ocorrências, sendo que muitas destas se originam pela demanda de criminosos que atuam nas atividades de desmanche de veículos e venda de peças roubadas no comércio local. A Polícia Militar em conjunto com a Secretaria de Estado de Fazenda atuará em alguns estabelecimentos comerciais, com objetivo de fiscalizar e agir preventivamente, demonstrando a sensação de fiscalização proporcionada pelas duas instituições governamentais para coibir que o crime de receptação e comércio de peças de veículos roubados e ou furtados.

# Cães da Delegacia de Entorpecentes são empregados em 15 operações

Os cães de faro da Delegacia Especializada de Entorpecentes da Polícia Judiciária Civil participaram de mais de 15 operações policiais neste ano, que localizaram drogas dentro de residências e veículos. São cachorros adestrados, importante ferramenta no combate ao tráfico de drogas. Além do trabalho policial, participam de apresentações em escolas e comunidades. Recentemente, os cães da DRE fizeram visita à sede da Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil, envolvendo os servidores do administrativo nas atividades sociais e levando descontração ao ambiente de trabalho. Os cães da raça labrador Dorinha, Gaia e Wonca mostraram suas habilidades, no pátio da Diretoria, localizando entorpecentes escondidos em diferentes lugares como dentro de canos, malas e lataria de veículos.

# Secretário de Segurança recebe representantes do Shrine Brasil Central

O secretário de Estado de Segurança Pública em execício, coronel PM Antônio Moraes, foi convidado para participar da Conferência da Cúpula dos Shrinres Internacional, que irá receber membros do Almas Shriner de Washington, DC e Shrine Internacional em Mato Grosso. A programação da festividade foi apresentada nesta terça-feira (14.05), em seu gabinete, pelos representantes do Shrine Brasil Central. A Conferência da Cúpula dos Shrinres Internacional acontecerá nos dias 28 de maio a 01 de junho, em Cuiabá, e irá reunir autoridades dos Estados Unidos, Uruguai, Chile, Peru, Bolívia e Argentina. Também participarão representantes do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Brasília, Paraná, Santa Cantarina, Mato Grosso do Sul e Bahia. Na programação estão previstas visitas ao pantanal e cerrado mato-grossense, reuniões e ainda o lançamento da pedra fundamental do Hospital Shrine do Planeta, que irá atender as crianças da América do Sul na área ortopédica.

Comentários