PSICÓLOGO NA VIATURA - PMERJ: O projeto é pioneiro e tem como principal objetivo ajudar na inserção dos PMs nas comunidades e dar uma visão diferenciada ao PMs.




Eu quero um outro olhar além do olhar do policial’, ressaltou comandante. Projeto será lançado na UPP da Barreira do Vasco, na Zona Norte do Rio.

Psicólogos vão dar apoio aos PMs que fazem o policiamento da recém-inaugurada UPP da Barreira do Vasco, na Zona Norte do Rio. Segundo o comandante das Unidades de Polícia Pacificadora, coronel Paulo Henrique Azevedo de Moraes, o projeto é pioneiro e tem como principal objetivo ajudar na inserção dos PMs nas comunidades e dar uma visão diferenciada ao PMs.

“Eu quero um outro olhar além do olhar do policial. Esse trabalho está começando do zero. A gente quer, através da prevenção, evitar conflitos, evitar divergências que possam dificultar a ação. A vinda deles pra cá é o primeiro passo. Eles precisam entender a dinâmica social, entender a situação através do olhar de psicólogo, para a gente entender até a demanda que será necessária. É um grande desafio”, afirmou Moraes, destacando que os psicólogos vão caminhar com os policiais durante o patrulhamento.

O anúncio foi feito durante a inauguração da UPP da comunidade na manhã desta sexta-feira (12). Além dela, também foi inaugurada no começo da manhã a UPP do Caju, na Zona Portuária da cidade. Ao todo, 15 comunidade e 26 mil moradores serão atendidos pelas duas UPPs, que contarão com a atuação de 450 policiais.

Atualmente, o Rio conta com 32 Unidades de Polícia Pacificadora. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a próxima comunidade a receber UPP é o conjunto de favelas da Maré.

Do G1 Rio / Blog da Renata

Comentários