PM da Paraíba tem um colete para cada quatro policiais, diz relatório do Ministério da Justiça

PM da Paraíba tem um colete para cada quatro policiais


O Ministério da Justiça divulgou nesta terça-feira (19) dados de uma pesquisa com dados coletados em 2011, apontando que na Paraíba haveria um colete para cada quatro policiais militares e proporção de quase uma arma para cada dois policiais, além do 9º menor efetivo do país em comparação ao total da população do estado. Foi constatado ainda que 2.903 PMs possuem grau de instrução máximo de ensino médio incompleto.

A pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública procurou retratar a situação das Polícias Militares, Polícias Civis e Corpos de Bombeiros Militares no país. A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) informou que o relatório está defasado com dados de 2010 e 2011 e que a atual realidade seria diferente, com maior efetivo, número de coletes e armas. Até as 12h (horário local), uma nota oficial ainda não havia sido emitida pela assessoria.

O relatório demonstra as diferenças no aparelho de segurança estatal em relação à estrutura, recursos humanos e materiais, orçamento, ações de prevenção e atividades de capacitação e valorização profissional.

Observou-se na pesquisa do Ministério da Justiça que há 9.698 policiais militares atuando na Paraiba, para um total de 5.610 armas de fogo, na razão 1,73 PMs para cada aparelho. Em relação ao uso de colete balístico, são 2.252 equipamentos do tipo, sendo 4,31 policiais para cada colete disponível.

Existem, conforme os dados, 582 policiais militares com ensino fundamental incompleto, 1.558 com ensino fundamental completo e 763 com ensino médio incompleto, conforme pesquisa sobre o grau de instrução do efetivo paraibano.

Segundo o relatório, a PM estadual não tem policiamento aéreo, tem corregedoria apenas vinculada à da própria PM, nenhuma possuindo nenhum órgão corregedor desvinculado ou autônomo. A Seds não teria realizado nenhum investimento em aquisição de meios de transporte e de equipamentos de comunicação.

Dentre as falhas apontadas no relatório, o aparelhamento de segurança estatal não teria nenhum sistema de registros policiais da Polícia Militar integrado à Polícia Civil, segundo o Ministério da Justiça. No estado da Paraíba, conforme destacado no levantamento do Ministério em 2011, o sistema informatizado de registro de ocorrências abrangeria apenas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras.

Armas por tipo

Revólver 4.471 - Pistola 1.139 - Carabina 292 - Espingarda 223 - Metralhadora 227 - Fuzil 1.029 - Outros 4

Razão entre população e efetivo da PM

DF 168

AP 190

AC 277

RO 284

RR 317

RN 331

TO 345

RJ 370

PB 391










Fonte: G1-PB / PB Agora / Amigos da Caserna

Comentários