Conselho de Segurança do Irã decidirá sobre negociação nuclear com os EUA.




O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã será responsável por decidir sobre a conveniência de uma negociação direta em matéria nuclear entre Teerã e Washington, segundo disse neste sábado o chefe da Comissão de Segurança Nacional e política Externa do Parlamento iraniano, Alaedin Boruyerdi.

Em declarações divulgadas pela televisão oficial iraniana em inglês, 'PressTV', Boruyerdi acrescentou que a República Islâmica 'decidirá sobre a base de seus próprios interesses', em resposta à proposta feita neste sábado pelo vice-presidente dos EUA, Joe Biden, que sugeriu uma negociação com o Irã com respeito a seu programa nuclear.

Boruyerdi lembrou que os EUA e o Irã já mantiveram conversas bilaterais sobre outras questões, como os conflitos do Afeganistão e Iraque, mas disse que 'este assunto (do desenvolvimento nuclear) é diferente de outras negociações gerais'.

Por outro lado, acusou Washington de 'falta de honra', já que 'o vice-presidente dos EUA propõe conversas diretas com o Irã ao mesmo tempo em que o Congresso americano pretende impor mais sanções (ao Irã), e estas duas posturas não são compatíveis'.

No início de dezembro, o ministro iraniano das Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi, afirmou que apenas o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, pode autorizar um diálogo político global com os Estados Unidos, inimigo declarado da República Islâmica.

Em resposta a uma proposta da então secretária de Estado americana, Hillary Clinton, de conversas bilaterais diretas, Salehi disse que, se isso se entende a 'um diálogo político global (...) só o líder supremo tem autoridade para decidir'.

Salehi também lembrou que Teerã manteve com Washington negociações sobre assuntos concretos, como os casos do Iraque e Afeganistão, e também sobre a questão nuclear iraniana com o Grupo 5+1, no qual os Estados Unidos fazem parte, mas não conversas globais.

O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili, um dos homens de confiança de Khamenei, é o chefe negociador iraniano em matéria nuclear com o G5+1, formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (China, EUA, França, Reino Unido e Rússia), mais a Alemanha. EFE
MSN Notícias

Comentários