CE: Controladoria investiga PMs que preparavam possível greve. O objetivo é investigar a participação dos militares em reunião ocorrida no dia 3 de janeiro deste ano.



A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará instaurou processo administrativo para apurar as condutas de cinco policiais militares estaduais.

Segundo portaria publicada, nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial do Estado, o objetivo é investigar a participação dos militares em reunião ocorrida no dia 3 de janeiro deste ano, ?que tinha a finalidade de decidir pela deflagração ou não de novo movimento grevista?.

A identificação dos policiais foi realizada por meio de filmagens da reunião, encaminhadas pelo ofício do Comando Geral da PMCE. Em razão disso, foi instaurado inquérito policial para apurar possíveis condutas criminosas dos militares.

Aprospec
"Não é ilegal realizar reuniões pacíficas, onde todos os policiais estão desarmados. É tanto que foi feita uma busca de arma com todos os policiais, mostrando que a assembleia foi totalmente diferente do que falam", explica Gustavo Simplício, vice-presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aprospec). "Além disso, no dia 3, não houve pauta de greve. Isso é uma maneira de fazer retaliação, para evitar que as categorias se reúnam", acrescenta.

Próximos passos

Conforme o vice-presidente, a categoria vai entrar com ação na Justiça com o objetivo de barrar as investigações consideradas "ilegais" pela associação. "A Controladoria de Disciplina é um órgão fora da Secretaria da Segurança Pública, e isso está errado. A investigação da polícia militar, por exemplo, deve ser feita pela própria polícia e não por um órgão a parte, que não tem ligação nenhuma", diz Simplício. Os policiais vão enviar um ofício para o Ministério Público Federal para denunciar a inconstitucionalidade do órgão.

Jangadeiro On line / Amigos da Caserna

Comentários