CAVEIRA DE ANIVERSÁRIO: Bope completa 25 anos de avanços na segurança pública de Mato Grosso

http://www.pm.mt.gov.br/painel/ami/noticia/130220040145_2.jpg



O Batalhão de Operações Especiais (Bope) completa nesta quarta-feira (20.02), 25 anos de existência. Considerada como uma das principais unidades especializadas da Polícia Militar de Mato Grosso, o Bope, ao longo desses anos, passou por várias mudanças nas áreas de policiamento operacional tático e atuação em ocorrências de alta complexidade. Transformações que permitiram a unidade atingir um grau de evolução estrutural.

Referência nacional em patrulhamento de alto risco, o batalhão tem obtido reconhecimento das demais Polícias Militares do país. “Nossa unidade é procurada por vários outros estados para ofertar cursos e treinamentos. Tudo em razão da qualidade técnica e profissional dos nossos policiais”, frisa o comandante do Bope, o major Jonildo José de Assis.

Hoje com efetivo aproximado de 100 policiais, a unidade tem realizado diversos treinamentos e capacitações. Entre os anos 2010 e 2012, por exemplo, foram pelo menos 18 cursos promovidos pelo Bope, dentre eles: Gerenciamento para Segurança em Grandes Eventos, Técnico Profissional em Explosivos e Atirador Policial de Precisão.

Toda essa capacitação tem permitido aos policiais da unidade, assim como toda a Polícia Militar, prestar um serviço com maior qualidade técnica e profissional. Trabalhos que serão ainda mais aprimorados com a realização de novos cursos e treinamentos voltados para a Copa do Mundo, que terá Cuiabá como uma das 12 cidades sede do evento que ocorrerá no próximo ano.

Para celebrar a data, a Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (21-02), uma sessão solene, para contar e retratar a história da unidade e homenagear diversos policiais e colaboradores pelos serviços prestados junto à unidade.

HISTÓRIA

Em 20 de fevereiro de 1988 foi criado o Comando de Operações Especiais. Como um pelotão, a unidade funcionava no anexo do 3º Batalhão de Polícia Militar, que atuou no combate a criminalidade até julho de 2003, quando foi ativado o Batalhão de Operações Especiais (Bope), subordinado ao Comando Regional Especializado.

O objetivo era integrar as modalidades distintas de policiamento especializado que estavam em atividade e implantar novas modalidades.

Inicialmente o Bope continha cinco companhias independentes, sendo: de Operações Especiais (COE), Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), Operações de Choque (CHQ), Operações com Cães (COC) e de Cavalaria (CAV). Essas três últimas foram desativadas, no entanto a Cavalaria foi retomada em forma de Regimento, em razão da Copa do Mundo de 2014. Em 2009, a Cia da Rotam também foi desativada, mas foi reativada como Batalhão.

Sendo assim, o Bope passou a ser constituído somente pelo efetivo remanescente da COE. E, em abril de 2010, se tornou o Batalhão de Operações Especiais (Bope), composto por três companhias, sendo: de Intervenção Tática (1ª Cia), de Gerenciamento de Crise e Contra-terror (2ª Cia) e de Comando e Serviço (3ª Cia).

DANA CAMPOS - ASSESSORIA/ PM-MT

Comentários