SEGURANÇA EM COLAPSO: México extingue Secretaria de Segurança Pública.



CIDADE DO MÉXICO, 3 JAN (ANSA) - A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do México, responsável pelos programas de combate ao narcotráfico e ao crime organizado, vai deixar de funcionar a partir desta quinta-feira. Suas funções serão incorporadas ao Ministério do Governo (Interior).

A extinção da secretaria estava prevista na Lei Orgânica da Administração Pública Federal, aprovada pelo Congresso a pedido do presidente Enrique Peña Nieto. A lei também prevê o encerramento das atividades da Secretaria da Função Pública e a criação da Comissão Anticorrupção.

A SSP era responsável pelos principais projetos de combate ao narcotráfico no México. Seu secretário, Genaro García Luna, manteve-se à frente das principais medidas de segurança implantadas durante o governo de Felipe Calderón (2006-2012).

Na gestão de Calderón, a SSP recebia a maior verba do governo: 10% do orçamento, contra 4% para a área da Educação, segundo a imprensa local.

A secretaria, no entanto, também esteve envolvida em escândalos nos últimos meses, como a agressão a dois funcionários da embaixada dos Estados Unidos.

UOL NOTÍCIAS

Comentários