PMERJ: Rio quer comprar 8 novos 'caveirões' para segurança de grandes eventos




O governo do Rio de Janeiro marcou para o dia 22 de janeiro um pregão internacional para aquisição de oito novos veículos blindados para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar, os chamados "caveirões". O Estado prevê gastar, no máximo, R$ 22.284.909,04. De acordo com a justificativa apresentada no edital, “a responsabilidade de sediar grandes eventos como Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016” exige do Estado “um grande investimento no reaparelhamento e na modernização de suas polícias”.

Ao justificar a necessidade da compra, a Casa Civil do governo fluminense argumenta que os eventos que a cidade vai receber aumentaram a demanda por ações de prevenção contra atos de terrorismo e pelas demandas rotineiras. No entanto as polícias ainda têm dificuldades para atender esses requisitos em razão “dos obsoletos e desatualizados equipamentos”.

“As forças de segurança pública fluminense vivenciam, atualmente, uma incompatibilidade entre as necessidades materiais para a realização das suas atribuições constitucionais, e as condições de trabalho disponíveis para executá-las”, diz o texto do edital. “Como resultado, o agente profissional de polícia, seja civil ou militar, que em decorrência da lei tem o dever de agir, por vezes não o faz, ao contrário, faz sem segurança o que gera número de lesionados e feridos mortalmente, por falta das condições mínimas de trabalho que lhes garantam segurança e salubridade.”

Portal Terra

Comentários