PM-MT: A partir de 21.01.2013 a gloriosa Polícia Militar terá novo Comandante-Geral. O Cel PM Nerci Adriano Denardi assume no lugar do Cel PM Osmar Lino Farias.


Confirmada a Cerimônia Militar de passagem de comando para o dia 21.01.2013, às 19 horas no pátio do Quartel do Comando Geral da PMMT.

A Ordem do Dia foi publicada ontem (18.01) no Boletim Geral Eletrônico da Corporação:

 B.G.E. nº :     696
 Data de publicação:     18/01/2013
 Matéria nº :     152034

ORDEM DO DIA

Senhoras e Senhores, boa noite!

A solenidade de hoje, marca não só a transição de um Comando, é algo maior, coroa uma carreira bastante longa, que iniciada em 07 de maio de 1982 no histórico Batalhão Daniel de Queiroz, só hoje é concluída.

Nos últimos 30 anos 03 meses e 14 dias servi a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, mais do que isso, vivi intensamente a Polícia Militar. Neste momento encerro minha trajetória de cabeça erguida e com a grata satisfação do dever cumprido, sinto que “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”, conforme professa o texto bíblico em 2 Timóteo 4:7. Agradeço a Deus por isso.

Aprendendo e aplicando os valores e as tradições dessa Instituição ímpar, terminei a formação do meu caráter, aprimorando ainda mais tudo que me havia sido transmitido pelos meus pais, gente de origem simples, mas de grande valor, que tenho como exemplo e serão eternamente meus guias para criação de meus filhos.

Nesse meu longo aprendizado, tive sempre exemplos marcantes de como proceder, não só dos meus chefes, mas também de meus pares e subordinados, militares e civis. Procurei sempre segui-los, e a todos eles renovo a minha gratidão.

Servi no interior e na capital, atuei na parte administrativa e operacional, fui aluno e instrutor, comandei e fui comandado. Que experiência de vida maravilhosa! Não tenho nada a me arrepender. Faria tudo de novo, se isso fosse possível.

Os desafios impostos pela função ensinam-nos a ter maior compreensão da fragilidade humana, desde a perceber no semblante da mãe, sentimentos como a saudade e a angústia, pela ausência do filho querido que serve a PMMT nas localidades mais longínquas de nosso continental Estado, a dosar as decisões que influenciam não só a vida do policial militar, mas também impactam nos seus familiares e na sociedade em geral.

Hoje, ao me despedir, e usando pela última vez no corpo, mas não na alma, esse uniforme que sempre procurei honrar, passo o Comando da Polícia Militar, minha mais difícil missão.

Missão que me foi confiada, neste mesmo local, há exatos 02 anos 09 meses e 20 dias, onde recebi a grata missão de Comandar “Homens Livres”. Naquela oportunidade meus pensamentos meditavam sobre a frase do General Osório, o Marquês do Herval, patrono da Arma: "Soldados! É fácil a missão de comandar homens livres; basta mostrar-lhes o caminho do dever."

Foi na convicção da força dessas palavras que busquei inspiração para cumprir a missão para o qual o Governador do Estado me confiou. A sociedade mato-grossense depositava sob meu comando todas as expectativas para desenvolver um bom trabalho na Segurança Publica.

Apesar das inúmeras dificuldades, a Polícia Militar teve, nos últimos 03 anos, inúmeras conquistas, fruto da dedicação e competência do seu pessoal. Dentre elas citaria: o retorno do Batalhão ROTAM, do Batalhão de Trânsito, do Batalhão Ambiental, a criação da Cavalaria, o fortalecimento do Batalhão de Operações Policias Especiais - BOPE, da Agência Central de Inteligência e de todas as demais ações que fizeram com que 2012 fosse o ano mais produtivo para a Segurança Pública de Mato Grosso.

Destaco a eficiência da atuação Policial Militar no combate a criminalidade, principalmente ao “Novo Cangaço”, que aterrorizava o interior do Estado com roubos a bancos, e teve para o seu enfrentamento o apoio incondicional de outras Instituições que laboram em favor da segurança pública, bem como o reconhecimento da sociedade mato-grossense pelos resultados obtidos, que culminaram com a redução dessa modalidade de crime em nosso Estado,

Cito ainda a realização do 10º Curso de Formação de Sargentos da PMMT, que se arrastava numa celeuma administrativa e jurídica desde o ano de 2003, e hoje sua execução é uma realidade, atendendo a um anseio da tropa, no qual temos mais de 400 Policiais Militares se capacitando para exercer a Graduação de Sargento da Polícia Militar.


Todas essas conquistas, não são obras isoladas de um Comandante, mas sim, resultado de uma sinergia daqueles que sempre estivaram ao nosso lado. Sendo este um momento de despedida, é também o momento oportuno para agradecimento e reconhecimento:

- ao Exmo. Sr. Governado do Estado SILVAL DA CUNHA BARBOSA, pela confiança ao nomear-me para o cargo de Comandante Geral da PMMT, e pelas diversas manifestações de apreço com que tanto ele como sua esposa, senhora ROSELI, distinguiram a mim;

- aos Secretários de Estado com os quais tive o prazer de conviver, em especial o Exmo. Sr. Secretário de Segurança Pública, DIÓGENS GOMES CURADO FILHO, pelo incentivo e apoio que sempre me dispensaram e pela atenção dedicada às questões da minha Instituição;

- ao Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado – GAECO, na pessoa do Exmo. Sr. Procurador Paulo Prado pela confiança e parceria na realização dos trabalhos com a Polícia Militar que resultaram em ações policiais exitosas no combate ao crime em todo Estado de Mato Grosso;

- aos senhores Comandantes e Diretores das outras Instituições que compõe o Sistema da Segurança Pública, pela forma harmoniosa com que sempre trabalhamos, mesmo quando tínhamos eventuais discordâncias, possibilitando uma maior integração entre as nossas Corporações;

- aos Coronéis que, movidos pelo profissionalismo e amor à PMMT, compartilharam comigo os momentos de calmaria e de turbulência, ajudando-me e apoiando-me nas decisões de Comando e ao Cel. PM Eumar Roberto Novacki pela assessoria parlamentar prestada a PMMT junto ao Congresso Nacional, mantendo-nos sempre atualizado acerca de todos os Projetos que tramitam a nível nacional de interesse da Polícia Militar e da Segurança Pública;

- aos Oficiais, praças e servidores civis, os quais foram de uma dedicação exemplar, homens e mulheres, expresso o meu reconhecimento pelo que são, pelo que fazem, e certamente pelo que continuarão a fazer, para que a nossa Instituição continue a ser respeitada e acreditada e, mais que tudo, merecedora da confiança da sociedade mato-grossense;

- a minha esposa Jane e meus filhos, Osmar Júnior e Raquel, pela compreensão dos momentos de ausência, pela sabedoria em entender a exposição que função pública no impõe, não permitindo que isso afetasse o seio familiar e pelo apoio irrestrito, a estes manifesto meu amor incondicional; e

- por fim, um agradecimento especial cada líder e ativista social comunitário (Presidente de Bairro, Conselhos Comunitários de Segurança, Clubes de Mães etc.), alguns dos quais estão presentes nesta cerimônia, pelo apoio, colaboração, compreensão que tiveram comigo durante esses quase três anos de comando e pelo inestimável trabalho que realizam ao divulgarem a importância da Polícia Militar e zelarem pelos interesses da comunidade em que estão inseridos;

Ao Cel. PM NERCI ADRIANO DENARDI, a cujas competentes mãos entrego o Comando da PMMT, formulo os votos de pleno sucesso. A Polícia Militar que estou passando a Vossa Excelência não é a que eu gostaria de passar, mas é a que foi possível manter e aprestar. Estou consciente de que não fiz tudo o que devia, mas fiz tudo o que podia, para melhorar a segurança no nosso Estado.

Ao encerrar esta mensagem, me resta agradecer ao bom Deus por toda a sua proteção, elevar nossas preces, para que olhai pelos senhores e vossas famílias enquanto cumprem a árdua e gratificante missão de Servir e Proteger, e prestar, uniformizado, a última continência à bandeira nacional, perante a qual, há trinta anos, prestei um solene juramento.

Obrigado e felicidades a todos!

Fonte: http://dgp.pm.mt.gov.br/do/navegadorhtml/?edi_id=2370

Comentários