MT: Centro de Comando e Controle é a principal obra da Segurança para Copa



Uma das principais ações da Segurança Pública para 2013 será a execução dos projetos voltados para os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá. Para garantir a tranquilidade da população antes, durante e após o evento serão adquiridos novos equipamentos, aeronave, além da capacitação dos profissionais da segurança para atendimento otimizado e de qualidade às pessoas.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, por meio do evento Copa do Mundo, o Estado vai conseguir montar uma estrutura de segurança pública muito positiva, e que será um legado para a sociedade mato-grossense.“Temos um indicativo da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos no valor de R$ 60 milhões para serem investidos na área da segurança pública em Cuiabá”, destacou.

Para Diógenes, a principal obra da Segurança Pública é o Centro de Comando e Controle. Hoje a secretaria conta, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), com 72 câmeras de videomonitoramento espalhadas em pontos estratégicos das cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Até os jogos da Copa em Cuiabá serão pelo menos mais 200 câmeras.

No Centro de Comando e Controle irá funcionar o monitoramento, atendimento, despacho e sala de crise, que no período dos jogos estarão concentradas todas as entidades de segurança pública que vão agir e comandar a operação na rua, usando as câmeras e os meios de comunicação que serão instalados no Centro. Todo o trecho denominado como 'trecho FIFA', que compreende áreas como aeroporto, hotéis, centro de treinamento, fan fest e Arena Pantanal, terão 100% de cobertura das câmeras.

Além da criação do Centro de Comando e Controle, a Secretaria de Segurança Pública está investindo em equipamentos e aeronave, como o Caravan. “Essa é uma aeronave que tem um diferencial de capacidade, podendo transportar maior quantidade de tropa, otimizando o serviço e a chegada dos policiais no local da ocorrência, além de ser uma aeronave de manutenção barata”, observou Diógenes.

O policiamento turístico também é outra questão que já está sendo trabalhada pela Segurança Pública. “Recentemente inauguramos uma unidade da Polícia Militar no distrito de Bom Jardim, em Nobres, e já estamos trabalhando esse policiamento nas regiões de Chapada dos Guimarães e no Pantanal”, disse o secretário.

Focando o policiamento em meio à multidão, a Secretaria de Segurança criou o Regimento de Policiamento Montado, e já adquiriu 30 cavalos. E, completando o auxílio nas atividades policiais, a Sesp deu início a obra de construção do canil na região de fronteira.

Na questão de efetivo, o secretário Diógenes Curado destaca a inclusão recente de mais 68 novos delegados que, segundo ele, já estão fazendo toda diferença para a segurança pública. “Com essa inclusão vamos reativar outro plantão da Polícia Judiciária Civil em Cuiabá, melhor atendendo a população; criar novas delegacias especializadas, além de melhorias na Delegacia Fazendária e Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO)”, destacou.

O incremento não deve parar por aí. Conforme o secretário, está previsto um concurso público para inclusão de quase dois mil profissionais da segurança entre policiais militares, civis, bombeiros e peritos técnicos que vão estruturar as unidades da Segurança Pública no Estado.

SECOM-MT

Comentários