Incêndio em boate no Rio Grande do Sul mata 245, diz polícia


Número de mortos em incêndio em boate chega a 245

PORTO ALEGRE - O número de mortos em um incêndio na boate Kiss em Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, chega a 245, informou a Brigada Militar, em uma entrevista coletiva. Não há mais corpos no local. Um caminhão precisou realizar quatro viagens para retirar os corpos do local e levá-los até um ginásio.

Os corpos que foram possíveis de serem identificados por documentação serão apresentados a familiares. O ginásio da cidade está sendo liberado para velório coletivo. Outras 48 pessoas continuam hospitalizadas. Hospitais da região precisaram solicitar auxílio de profissionais para atendimento.

Essa já é considerada a maior tragédia do Estado. Antes, o incidente com maior número de mortos no Estado havia ocorrido em 28 de julho de 1950, quando um avião quadrimotor chocou-se contra o Morro do Chapéu, em Sapucaía do Sul.

Testemunhas afirmam que o fogo começou durante o show pirotécnico durante a apresentação de uma banda. O material de isolamento acústico do prédio - feito de espuma - incendiou e a fumaça intoxicou as vítimas.

Conforme os Bombeiros, as vítimas fatais morreram devido à inalação de fumaça tóxica. "A maior parte dessas pessoas morreu asfixiada. Elas entraram em pânico e acabaram pisoteando umas às outras. O principal fator (para as mortes) foi a asfixia. O isopor gera uma fumaça muito tóxica", afirmou o comandante geral dos Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo.

Conforme um segurança que trabalhava na boate no momento do incêndio, entre mil e duas mil pessoas deveriam estar no local durante o incidente. A maioria era adolescente.

Alvará

O alvará do Plano de Prevenção de Combate a Incêndio da boate Kiss estava vencido desde agosto de 2012, segundo o comandante geral Guido Pedroso de Melo.

O governador do RS, Tarso Genro, confirmou, por meio de sua conta no Twitter, que se dirigirá a Santa Maria. "Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã", escreveu o governador. A presidente Dilma Rousseff cancelou seus compromissos no Chile e viaja para Santa Maria ainda hoje.

A rodada deste domingo do campeonato gaúcho foi cancelada.

Testemunhas acusam boate de ter fechado porta no início do fogo

Testemunhas acusam boate de ter fechado porta no início do incêndio
SANTA MARIA - Testemunhas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, disseram que no início do incidente, os seguranças bloquearam a saída da boate por acharem se tratar de uma briga. O local tem apenas uma porta de saída e muitas vítimas entraram no banheiro pensando que cruzavam a porta de emergência para a rua.

Nas redes sociais, diversas pessoas disseram que a porta da boate foi fechada por alguns minutos. Alguns internautas afirmam, inclusive, que o motivo seria impedir que os frequentadores saíssem do local sem pagar a comanda.

De acordo com o Comitê Gestor de Crise, formado por equipes dos bombeiros, da Defesa Civil e das polícias militar e civil após a tragédia, pelo menos 180 pessoas morreram - a maioria asfixiada. Um caminhão precisou realizar quatro viagens para retirar os corpos do local e levá-los até um ginásio.

O governador do RS, Tarso Genro, confirmou, por meio de sua conta no Twitter, que se dirigirá a Santa Maria. "Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã", escreveu o governador. A presidente Dilma Rousseff cancelou seus compromissos no Chile e viaja para Santa Maria ainda hoje.
 

Dilma se emociona em discurso e afirma que "tragédia é de todos"

Dilma se emociona ao falar de tragédia no Rio Grande do Sul

Pouco antes de sair de Santiago, Chile, a presidente Dilma Rousseff se emocionou ao fazer um rápido pronunciamento lamentando as mortes ocorridas no incêndio em boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. "Nós estamos juntos, e necessariamente vamos superar, apesar de manter a tristeza", disse a presidente que chegou a chorar.

"É um momento de grande tristeza", disse a presidente. "É uma tragédia para nós todos, eu não vou continuar na reunião por razões muito claras. Quem precisa de mim hoje é o povo brasileiro e é lá que eu tenho de estar".

A presidente cancelou três reuniões bilaterais que teria hoje em Santiago e informou que pediu a seus ministros que ajudem "a minorar as consequências desta tragédia" e se desloquem para a cidade a fim de oferecer apoio à população. Ela informou que a secretária especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, já está em Santa Maria, e que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está a caminho.

"Há uma mobilização de recursos para que a gente possa fazer não só o resgate dos corpos, mas também um tratamento rápido e eficiente aos feridos. É o apoio que podemos dar às famílias nesta hora", disse emocionada. A presidente reconheceu que o Rio Grande do Sul tem uma boa estrutura de saúde, mas que deslocará para lá tudo que for necessário.

A presidente falou esta manhã com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e com o prefeito de Santa maria, Cezar Augusto Schirmer, assim como com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, para que mobilize a base aérea de Santa Maria para apoiar a população.

MSN Notícias

Comentários