Após criticar mulheres policias no Twitter, delegado carioca é destituído do cargo

 http://www.otempo.com.br/noticias/img/noticias/foto_22012013102441.jpg

Na última segunda-feira (21) o delegado da 9ª DP (Catete), no Rio de Janeiro, resolveu criticar em seu Twitter mulheres policiais. Pedro Paulo Pontes Pinho escreveu em seu perfil mensagens direcionadas a funcionarias da Polícia Civil do Rio de Janeiro, afirmando que, das 14 mulheres de sua equipe, apenas uma serve para o trabalho. Após a polêmica dos comentários negativos o delegado foi destituído do cargo e substituído pela delegada Monique Vidal, ex-titular da 12ª DP (Copacabana), 13ª DP (Ipanema), 28ª DP (Campinho), 17ª DP (São Cristóvão) e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Segundo a chefe da Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, a justificativa para a troca é de que ?o delegado tem dificuldades em gerir os recursos humanos que lhe são disponíveis”. Confrontando os comentários de Pedro, Martha disse ainda que escolheu pessoalmente Monique por sua ?trajetória como mulher policial?.

Pedro será investigado pela Corregedoria Interna de Polícia Civil (Coinpol) por escrever no Twitter durante seu horário de trabalho.

Mensagens ofensivas

Em uma das mensagens twittada, o delegado criticou ainda os funcionários da Polícia Civil. “Se inscrevem num concurso policial como se fosse uma vaga num escritório, só depois se dão conta do salário, plantões, riscos, cobranças..”. Pedro chegou a informar números para exemplificar seu argumento. “Do efetivo da 9DP, 21 (ou 42%) não possui qualquer vocação para a atividade policial. Alguns destes teriam dificuldade num emprego comum”, escreveu.

Após a repercussão do assunto, ele se desculpou e explicou suas mensagens. ?Quem for a minha TL [time line] e conferir esses meus tweets vão verificar q estou falando de forma geral, sem distinção de sexo. Tá até no ‘masculino’! Se mesmo assim, alguma mulher, especialmente policial, ficou ofendida, minhas sinceras e humildes desculpas”. “Estava particularmente chateado com a policial que deu causa a isso tudo que faltou ao trabalho hoje, mas estava aqui tweetando..”. Logo depois volta a fazer críticas. “27 anos de profissão, servindo a sociedade com honradez, e sou ‘derrubado’ p/ uma policial que falta ao serviço p/ ficar “gazeteando” no TT’.

O Tempo / Amigos da Caserna

Comentários