ALISTAMENTO: Nascidos em 1995 têm até fim de junho para realizar alistamento militar obrigatório.



Jovens do sexo masculino, nascidos em 1995, têm até o dia 28 de junho para comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima de suas residências. É o que determina o Plano Geral de Convocação para 2014, publicado pelo Ministério da Defesa (MD) no Diário Oficial da União. O Plano regula o serviço militar inicial – obrigatório para aqueles que completam 18 anos este ano. De acordo com a norma, esses jovens participam do processo seletivo ainda este ano e, caso sejam selecionados para servir em uma das três Forças Armadas, serão incorporados em 2014.

Ao se apresentar nas juntas, os candidatos devem levar comprovante de residência, foto 3X4, certidão de nascimento e registro de casamento (se for o caso), além de algum documento de identidade – como carteira de motorista ou trabalho, RG, entre outros.

Se tiverem filhos, é necessário entregar a certidão de nascimento das crianças. Todos os documentos precisam ser originais. Pessoas com deficiência física têm de mostrar também atestado médico, item considerado obrigatório.

Em 2012, cerca de 1,9 milhão de jovens realizou o alistamento. Desses, 100 mil foram incorporados em organizações militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea.

Prazo

Aqueles que perderem o prazo e se cadastrarem nas juntas entre 1º de julho e 31 de dezembro só vão participar da triagem no próximo ano e, se selecionados, vão incorporar apenas em 2015. Além disso, pagarão multa, cujo valor varia de acordo com o tamanho do atraso, ou seja, a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.


Informações do Ministério da Defesa

Comentários