MT: Mais de 2 mil policiais atuam na operação 'Natal com Segurança’

http://www.pm.mt.gov.br/painel/ami/noticia/121214014036_1.jpg



A Polícia Militar de Mato Grosso lançou, oficialmente, na manhã desta sexta-feira (14-12), a operação ‘Natal com Segurança’, que contará com um efetivo de 2.025 policiais atuantes em Cuiabá e Várzea Grande. A solenidade foi realizada no auditório da PM, na Avenida do CPA, em Cuiabá. Em Várzea Grande a solenidade será às 15h30.

Desse efetivo total, 1.215 policiais são provenientes do Comando Regional de Cuiabá (CR I), 630 do Comando Regional de Várzea Grande (CR II), 30 do Regimento de Cavalaria (RCav) e 150 policiais e cadetes da Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV)

A operação tem sido realizada desde 2004 e tem alcançado bons resultados, com grande aprovação da população. Segundo o sub-chefe do Estado Maior da PM, coronel Joelson Geraldo Sampaio, em oito anos de operação, a PM jamais registrou qualquer ocorrência grave na área comercial de Cuiabá.

De acordo com Sampaio, o que ocorre geralmente, mas com intervenção rápida da PM, são casos de tentativas ou pequenos roubos à pessoa ou furto à veículo. Há registros também de alguns casos de circulação de moeda falsa. Para isso, alerta o coronel, a população também deve agir de maneira preventiva e segura.

“A população, na hora de sair às compras, também deve adotar ações para auxiliar na sua própria segurança como, por exemplo, não deixar objetos no interior do carro, não transitar com grande quantia de dinheiro na bolsa ou carteira e evitar saques de grande valor em caixas eletrônicos”, orientou coronel Sampaio.

Atuante no setor de comércio há pelo menos três anos, a vendedora Rubia Mara de Arruda Campos, que trabalha na região do Centro Histórico de Cuiabá, considera importante esse reforço no policiamento. “A gente se sente realmente mais segura, ao ver um número maior de policiais nas ruas”, disse.

Conforme o sub-chefe do Estado Maior da PM, este ano o policiamento será feito até o dia 02 de janeiro de 2013. Para isso, a partir deste sábado (15-12), todo o efetivo administrativo da PM estará empregado nas ruas, especialmente nas áreas de comércio no Centro Histórico de Cuiabá e nos bairros mais populosos, como o CPA, na Capital e Cristo Rei, em Várzea Grande.

Além dos CR I e CR II, todos os demais Comandos Regionais de Sinop (CR III), Rondonópolis (CR IV), Barra do Garças (CR V), Cáceres (CR VI), Tangará da Serra (CR VII), Juína (CR VIII), Alta Floresta (CR IX) e Vila Rica (CR X) realizarão o mesmo tipo de reforço no policiamento durante esse período.

“É um trabalho que a Polícia Militar desenvolve anualmente em todo o Estado, com corte de férias, licenças e trabalho administrativo. De maneira que, cada comando tem autonomia para planejar e executar seus trabalhos conforme as peculiaridades de cada região”, explicou coronel Sampaio.

Estiveram presentes na solenidade representantes da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Clube de Dirigentes Logistas (CDL) e Associação dos Comerciantes do Centro Histórico de Cuiabá

VEJA O VÍDEO


.

Assessoria/PM-MT

Comentários