MT: Comando Regional de Cuiabá tem saldo positivo em 2012

Em relação ao ano de 2011, entre o período de janeiro a primeira quinzena de dezembro, o Comando Regional de Cuiabá (CR-I) reduziu, este ano, diversos índices de criminalidade. No comparativo, caíram os índices de homicídios (5% ), roubos (33%) e 12% de furtos deixaram de ser praticados.

Para atingir esses resultados, o comandante do CR-I, Jadir Metello da Costa, afirmou que diversas operações foram desencadeadas em todas as áreas de Cuiabá ao longo do ano de 2012, principalmente no combate ao tráfico. Essas operações resultaram na apreensão de mais de 1 milhão de DVD’s piratas, 5 mil carteiras de cigarros contrabandeados e na desarticulação de sete ilhas de gravação, onde foram apreendidos vários materiais como impressoras, 100 drives de gravação, um livro ponto e um livro de controle de entrada e saída de mercadorias.

“O CR-I também tem trabalhado arduamente no combate ao tráfico de drogas, que é o grande causador de violência no Estado. Muitos dos problemas de violência na Capital estão ligados aos dependentes químicos. Para diminuir os crimes precisamos atuar nos principais focos de tráfico”, enfatiza Costa.

Durante a operação 'Carga Máxima', o CR-I conseguiu apreender cinco armas, 180 trouxinhas de substância análoga a pasta base de cocaína, 200 gramas de maconha, 100 gramas de acido bórico, 100 gramas de sustância análoga a cocaína, 25 porções de cocaína, cinco porções de maconha, quatro pedras de pasta base, não houve registros de homicídios durante a realização da operação.

Nessa mesma operação, 4.196 pessoas foram revistadas e checadas, em que foi constatado pela Polícia Militar que 249 já possuíam passagem policial. Durante as operações 'Carga Máxima', mais de 3 mil veículos foram checados, sendo 12 deles apreendidos por irregularidades.

Outra operação que obteve grandes resultados é a ‘Saque Seguro’, que reduziu em 50% o número de assaltos e saidinhas de bancos e roubos a caixas eletrônicos. De acordo com o comandante Costa, o objetivo da campanha foi orientar as pessoas sobre atitudes que devem ser tomadas e que podem evitar que elas sejam vítimas de roubos e furtos cometidos nas proximidades de estabelecimentos bancários.

Para o coronel Costa, essas operações refletem no saldo positivo da Polícia Militar. Durante o período do balanço, o CR-I apreendeu 779 armas de fogo, sendo o maior número de apreensões registradas pelo Comando em seis anos. O Comando também registrou 3.293 ocorrências policiais. Em decorrência das abordagens e trabalho de policiamento ostensivo, 474 pessoas foram detidas com mandado de prisão em aberto. Foram feitas 3.366 ocorrências envolvendo prisão com entorpecentes.

“A valorização do policial tem sido a grande motivação para que eles continuem agindo no cotidiano da população, dando uma resposta positiva aos cidadãos. Para isso, a cada dois meses realizamos uma cerimônia para premiar os policiais que se destacaram em ocorrência de grande vulto. Realizamos um café da manhã com todos os militares que atuam no nosso comando e também apresentamos a produtividade desse respectivo período”, pontua o coronel.

Fazem parte do CR-I os seguintes 1° Batalhão de Polícia Militar (BPM), 3°BPM, 9°BPM, 10°BPM, 24°BPM, a Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) e as Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) de Chapada dos Guimarães; Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Santo Antônio do Lerveger, Barão de Melgaço, Mimoso e da Agrovila das Palmeiras.

Assessoria/PM-MT

Comentários