FRONTEIRA_BRASIL: Pesquisa revelará demandas de policiais que atuam nas fronteiras



Quais as dificuldades enfrentadas pelos policiais brasileiros que atuam nos 11 estados que fazem fronteira com outros países? Para identificar a situação desses servidores e com o objetivo de estimular e fomentar a permanência nessas regiões marcadas pelo isolamento e uma série de dificuldades que as tornam menos atrativas para os policiais, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) realiza desde o dia 19 de novembro até o dia 31 de dezembro pesquisa on-line com esses profissionais de segurança pública.

Com o resultado da pesquisa, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Senasp/MJ pretende formular diretrizes que permitam valorizar os agentes de segurança pública que atuam nas fronteiras e promover com mais eficácia as ações de segurança pública na região. Os questionários serão respondidos por servidores das polícias Militar, Civil, Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal.

Além do isolamento, os policiais enfrentam dificuldades de locomoção, baixa densidade demográfica e escassas opções de lazer e cultura. Por esse motivo, as percepções dos agentes são importantes para uma análise mais aprofundada das atividades que desempenham e as condições de trabalho na faixa de fronteira. A valorização profissional insere-se nas ações de implementação da Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron) do Ministério da Justiça.

A Enafron vem se destacado em ações para o fortalecimento das instituições estaduais de segurança pública. Entretanto, para o sucesso da política, é imprescindível que se volte também a atenção para o profissional, operador de segurança pública, lotado nas fronteiras e responsável por implementar diretamente as ações previstas pela Estratégia Nacional.

O questionário foi elaborado a partir de um grupo de trabalho, composto por técnicos da Senasp e por profissionais das instituições de segurança pública dos 11 estados de fronteira, durante o I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras do estado do Rio Grande do Sul, realizado no município de Chuí no período de 22 a 26 de outubro.

Comentários